Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56153
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataide de | - |
dc.contributor.author | DUTRA, Maria Cecília Freire | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-30T13:36:07Z | - |
dc.date.available | 2024-04-30T13:36:07Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-26 | - |
dc.date.submitted | 2024-04-25 | - |
dc.identifier.citation | DUTRA, Maria Cecília Freire. Avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental I: reflexões e desafios de aprendizagem. 2024. 16 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia - Licenciatura, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56153 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa está inserida no âmbito dos estudos sobre avaliação da aprendizagem, e tem como principal objetivo refletir sobre a importância da avaliação no processo de ensino aprendizagem para os alunos dos anos iniciais. Dessa forma, podemos compreender as concepções de avaliação da aprendizagem e a avaliação nos anos iniciais através da contribuição de autores como Luckesi (2011) e Hoffmann (2005) compreendendo também a avaliação da aprendizagem numa perspectiva diagnóstica, formativa e somativa através de Haydt (2000) e Sant’anna (2001). O caminho metodológico utilizado se efetivou através de uma entrevista semiestruturada que contou com a participação de quatro professoras dos anos iniciais que atuam em escolas na cidade de Caruaru-PE. A organização e análise dos dados foram realizadas conforme Ludke e André que trazem o pesquisador como um agente ativo. Os resultados mostram que os docentes acreditam na importância das avaliações no processo de ensino aprendizagem, sendo não uma forma de medir o conhecimento, mas uma oportunidade para identificar os desafios que ocorrem no processo de ensino dos alunos. Os resultados apontam também os desafios quanto a diversidade de habilidades, o sistema escolar e a necessidade educacional de cada aluno. Esta pesquisa evidencia ainda o professor como um mediador e parte fundamental no processo educacional dos alunos. | pt_BR |
dc.format.extent | 16p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Avaliação da Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Anos iniciais | pt_BR |
dc.subject | Desafios | pt_BR |
dc.title | Avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental I: reflexões e desafios de aprendizagem. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3082597438365146 | pt_BR |
dc.description.abstractx | His research is inserted within the scope of studies on learning assessment, and its main objective is to reflect on the importance of assessment in the teaching-learning process for students in the early years. In this way, we can understand the conceptions of learning assessment and assessment in the early years through the contributions of authors such as Luckesi (2011) and Hoffmann (2005), also comprehending learning assessment from a diagnostic, formative, and summative perspective through Haydt (2000) and Sant'anna (2001). The methodological approach used was carried out through a semi-structured interview involving four teachers from the early years who work in schools in the city of Caruaru, Pernambuco. The organization and analysis of the data were conducted according to Ludke and André, who position the researcher as an active agent. The results show that teachers believe in the importance of assessments in the teaching-learning process, seeing them not as a way to measure knowledge, but as an opportunity to identify the challenges that occur in students' learning process. The results also point out challenges regarding the diversity of skills, the school system, and the educational needs of each student. This research further highlights the teacher as a mediator and a fundamental part of students' educational process. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Maria Cecília Freire Dutra.pdf | 662,17 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons