Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56153

Compartilhe esta página

Título: Avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental I: reflexões e desafios de aprendizagem.
Autor(es): DUTRA, Maria Cecília Freire
Palavras-chave: Avaliação da Aprendizagem; Anos iniciais; Desafios
Data do documento: 26-Mar-2024
Citação: DUTRA, Maria Cecília Freire. Avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental I: reflexões e desafios de aprendizagem. 2024. 16 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia - Licenciatura, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: Esta pesquisa está inserida no âmbito dos estudos sobre avaliação da aprendizagem, e tem como principal objetivo refletir sobre a importância da avaliação no processo de ensino aprendizagem para os alunos dos anos iniciais. Dessa forma, podemos compreender as concepções de avaliação da aprendizagem e a avaliação nos anos iniciais através da contribuição de autores como Luckesi (2011) e Hoffmann (2005) compreendendo também a avaliação da aprendizagem numa perspectiva diagnóstica, formativa e somativa através de Haydt (2000) e Sant’anna (2001). O caminho metodológico utilizado se efetivou através de uma entrevista semiestruturada que contou com a participação de quatro professoras dos anos iniciais que atuam em escolas na cidade de Caruaru-PE. A organização e análise dos dados foram realizadas conforme Ludke e André que trazem o pesquisador como um agente ativo. Os resultados mostram que os docentes acreditam na importância das avaliações no processo de ensino aprendizagem, sendo não uma forma de medir o conhecimento, mas uma oportunidade para identificar os desafios que ocorrem no processo de ensino dos alunos. Os resultados apontam também os desafios quanto a diversidade de habilidades, o sistema escolar e a necessidade educacional de cada aluno. Esta pesquisa evidencia ainda o professor como um mediador e parte fundamental no processo educacional dos alunos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56153
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Maria Cecília Freire Dutra.pdf662,17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons