Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56166

Compartilhe esta página

Título: Implementação do processo administrativo eletrônico à luz da abordagem sociotécnica : um estudo no âmbito da UFRPE
Autor(es): NASCIMENTO, Matheus Batista do
Palavras-chave: Administração pública - Automação; Inovações tecnológicas; Abordagem sistêmica
Data do documento: 21-Mar-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: NASCIMENTO, Matheus Batista do. Implementação do processo administrativo eletrônico à luz da abordagem sociotécnica: um estudo no âmbito da UFRPE. 2024. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a experiência dos servidores do Departamento de Administração de Pessoas (DAP) da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) da UFRPE sobre a implantação do processo eletrônico, a partir de uma abordagem sociotécnica. Tal abordagem é dividida em dois aspectos: o social e o técnico; e quatro dimensões: tecnologia, tarefa, estrutura e pessoas. O estudo buscou identificar os benefícios percebidos e verificar as principais dificuldades destes agentes públicos, avaliar a satisfação deles e, por fim, propor ações para aprimorar a utilização do processo eletrônico no âmbito da instituição investigada. A pesquisa utilizou-se da abordagem qualitativa. Quanto à natureza, é uma pesquisa aplicada e, no que tange aos objetivos, tipifica-se como descritiva. Quanto aos métodos, trata-se de uma pesquisa documental e pesquisa diagnóstico. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário, disponibilizado via Google Forms, totalizando uma amostra de 22 respondentes. A análise dos dados realizou-se por meio da estatística descritiva, buscando evidenciar as respostas de acordo com a frequência. Os resultados apontaram que os principais benefícios advindos da implementação do processo eletrônico consistem no aumento da produtividade, maior celeridade e transparência no acesso à informação, sustentabilidade ambiental e favorecimento do trabalho em equipe. Não obstante esses aspectos, o estudo revelou que há elementos que precisam ser aperfeiçoados, sobretudo àqueles relativos à dimensão da tecnologia, tais como a intuitividade e o desenvolvimento de novas funcionalidades para assegurar uma maior autonomia aos usuários. De forma conclusiva, pode-se afirmar que os agentes públicos estão satisfeitos com o uso do processo eletrônico, o que corrobora o caráter de inovação na administração pública.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56166
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Matheus Batista do Nascimento.pdf765,97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons