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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56171
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Título : | Análise da integridade superficial e dos parâmetros de corte no processo de torneamento da liga Ti-6Al-4V : usando planejamento de experimentos e um sistema de controle de temperatura por resfriamento de vapor |
Autor : | ARAÚJO, Luis Henrique da Costa |
Palabras clave : | Engenharia aeroespacial; Liga Ti-6Al-4V; Design de experimentos; Sistema de refrigeração; Rugosidade superficial; Torneamento CNC |
Fecha de publicación : | 22-sep-2023 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | ARAÚJO, Luis Henrique da Costa. Análise da integridade superficial e dos parâmetros de corte no processo de torneamento da liga Ti-6Al-4V: usando planejamento de experimentos e um sistema de controle de temperatura por resfriamento de vapor. 2023. Dissertação (Mestrado em Engenharia Aeroespacial) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Resumen : | Este estudo investigou a rugosidade (variável de saída) durante o torneamento longitudinal, com fluido de corte pressurizado, da liga de Ti-6Al-4V usando técnicas de design de experimentos (DOE). A velocidade de corte (vc), avanço (f), profundidade de corte (a), temperatura do fluido de corte (T) e raio de ponta da ferramenta (R) são variáveis de entrada, cada uma com três níveis diferentes e a rugosidade como parâmetros de saída. Dentre os aspectos favoráveis desta pesquisa, tem-se a implementação de um sistema de refrigeração acoplado a um torno CNC, cuja finalidade é controlar a temperatura do fluido de corte, com o intuito de aumentar a vida útil da ferramenta. Nesse caso, medindo-se a rugosidade e calculando a incerteza, é possível estudar a influência dos parâmetros de entrada e suas interações no acabamento de cada corpo de prova. Portanto, aplicando essas duas técnicas, analisa-se o modelo matemático que melhor descreve a rugosidade por meio dos parâmetros significativos como a velocidade de corte e avanço. O valor da rugosidade Ra obtido pelo modelo quadrático está mais próximo do valor real, onde se obtém um erro percentual médio absoluto de 6,9%. Já para a rugosidade Rz, o modelo linear é mais satisfatório com erro percentual médio absoluto de 3,8%. Todos os modelos desenvolvidos neste estudo alcançaram confiabilidade superior a 95%. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56171 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado – Engenharia Aeroespacial |
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