Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56196

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCOSTA, Maria Fabiana da Silva-
dc.contributor.authorVICENTE, Guilherme Monteiro-
dc.date.accessioned2024-05-03T15:03:05Z-
dc.date.available2024-05-03T15:03:05Z-
dc.date.issued2024-04-02-
dc.date.submitted2024-04-25-
dc.identifier.citationVICENTE, Guilherme Monteiro. “Novo” ensino médio: a escolha dos itinerários formativos nas escolas públicas estaduais de alguns municípios do Agreste pernambucano. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Química-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56196-
dc.description.abstractA presente pesquisa surge a partir dos anseios sobre os processos de implementação dos itinerários formativos, no estado de Pernambuco. A inserção desses itinerários, vem através do Novo Ensino Médio, resultado da Reforma do Ensino Médio, ocorrida entre os anos de 2016 e 2017, que culminou na formação da lei 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Assim, ao se observar esse problemática objetivou identificar os critérios de escolha dos Itinerários Formativos pelas escolas no estado de Pernambuco, na política de Reforma do Novo Ensino Médio. Os sujeitos da pesquisa foram os gestores de 5 escolas do Agreste Pernambucano. Para tanto, realizamos pesquisa qualitativa, através de entrevistas semiestruturadas. Para análise dos dados coletados utilizamos a análise de conteúdo de Bardin (2011). Como aporte teórico: Costa (2020), Chagas (2019), Kuhn (2021), Monteiro (2021), Silveira (2022), Reyes (2019), Cária e Santos (2014), pois apresentavam uma análise sólida sobre as questões dos itinerários formativos. Assim, foi possível observar que a implementação dos itinerários formativos aconteceu de forma caótica, em que, existiu a ausência de organização da secretária de educação, gerando problemáticas no entendimento dos gestores sobre quais procedimentos adotar para fazer a implantação dos itinerários em suas escolas. Ademais, observa-se que o principal critério para escolha das trilhas formativas, é a carga horária dos professores, e o estudante é o último a ser consultado sobre suas vontades de aprendizagens.pt_BR
dc.format.extent79p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectItinerários Formativospt_BR
dc.subjectTrilhas de Aprofundamentopt_BR
dc.subjectNovo Ensino Médiopt_BR
dc.title“Novo” ensino médio: a escolha dos itinerários formativos nas escolas públicas estaduais de alguns municípios do Agreste pernambucano.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3900248702673890pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5214155923815463pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_GUILHERMEMONTEIROVICENTE_VERSÃOFINAL.pdf1,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons