Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56211

Compartilhe esta página

Título: A música como alternativa metodológica para a aprendizagem lúdica em matemática: uma reflexão sobre as pesquisas brasileiras.
Autor(es): MEDEIROS, Lucas Emanuel Bezerra de
Palavras-chave: Ensino de matemática; Ludicidade; Música
Data do documento: 26-Mar-2024
Citação: MEDEIROS, Lucas Emanuel Bezerra de. A música como alternativa metodológica para a aprendizagem lúdica em Matemática: uma reflexão sobre as pesquisas brasileiras. 2024. 31 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Matemática, Caa-Nfd, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: A matemática e a música possuem conexão desde a antiguidade, e já se faziam presentes desde as primeiras civilizações. Os povos de diferentes épocas e culturas sempre fizeram uso destas duas áreas, em separado ou em conjunto. A seguir abordaremos sobre a matemática e a música. Temos como problema de pesquisa saber “Quais as contribuições que a ludicidade, no âmbito musical, proporciona no ensino de matemática, dentro das pesquisas brasileiras?”. Temos como objetivo geral analisar as pesquisas voltadas para a utilização da música como instrumento para a aprendizagem lúdica da matemática em anais do ENEM(Encontro Nacional de Educação Matemática), sem esquecer dos objetivos específicos que começa por mapear os estudos realizados no período de 2004 a 2022, identificar os principais características e eixos temáticos dos textos encontrados e discutir os estudos relacionados a utilização da música na matemática. Quanto a metodologia , foi utilizada a metodologia de pesquisa qualitativa exploratória. Utilizamos como suporte pesquisas que relacionam o lúdico através da música na matemática de forma mais clara e objetiva. Foi escolhida a metodologia do Estado do Conhecimento para mapear o conhecimento que se tem sobre a ludicidade e música no ensino da matemática, com foco nas comunicações científicas devido à sua importância em qualquer campo científico. Tivemos como principais resultados a relevância de como a música desempenha diversos papéis no ensino de matemática, agindo como uma ferramenta didática, um meio de envolver sensibilidade, criatividade e emoções, além de contribuir significativamente para o desenvolvimento cognitivo dos alunos, conforme veremos no decorrer da pesquisa.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56211
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Lucas Emanuel Bezerra de Medeiros.pdf228,32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons