Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56216

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPESSOA, Cristiane Azevêdo dos Santos-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Kariny Michelly Silva de-
dc.date.accessioned2024-05-06T19:47:57Z-
dc.date.available2024-05-06T19:47:57Z-
dc.date.issued2023-08-16-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Kariny Michelly Silva de. Potencialidades de histórias em quadrinhos e tirinhas para o trabalho com educação financeira no 5o ano do ensino fundamental. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56216-
dc.description.abstractA presente pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como objetivo geral identificar as potencialidades do trabalho com a Educação Financeira Escolar, utilizando como recursos didáticos Histórias em Quadrinhos (HQs) e tirinhas. Pensando nisso, buscamos responder à seguinte questão de pesquisa: Quais são as potencialidades do uso de HQs e tirinhas no trabalho com Educação Financeira Escolar? Para tanto, fizemos, em um primeiro momento, um mapeamento e uma análise de HQs e tirinhas sobre Educação Financeira (EF) disponibilizadas em repositórios digitais e as classificamos de acordo com as temáticas de EF. Em um segundo momento, aplicamos um questionário via Google Forms para professores do 5o ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de identificar o perfil destes docentes, sua experiência profissional, compreensões sobre EF, Educação Financeira Escolar (EFE) e sobre o uso das HQs e tirinhas para o trabalho com EF. Posteriormente, selecionamos cinco HQs e tirinhas e disponibilizamos a docentes do 5o ano do Ensino Fundamental que responderam ao questionário, e solicitamos que elaborassem um roteiro de aula de EF, almejando a identificação da potencialidade de emergirem das propostas didáticas os ambientes de aprendizagem pensados por Skovsmose (2000, 2014). Na análise das HQs e tirinhas, identificamos temáticas de sustentabilidade e influência das propagandas/mídias, produtos financeiros, atitudes ao comprar, consumo e consumismo, o que pode evidenciar uma tendência à concepção mercadológica da EF. Em relação à análise dos roteiros de aula de EF produzidos pelos docentes, observamos cada etapa das atividades produzidas pelos participantes com a finalidade de identificar a potencialidade para emergirem os Cenários para Investigação, pensados por Skovsmose (2000) no trabalho com EF, com uso das HQs e tirinhas. Foram identificados possíveis cenários para investigação nos roteiros dos professores, bem como atividades relacionadas a exercícios. Defendemos a relevância do investimento na formação inicial e continuada dos professores para o desenvolvimento do ensino contextualizado, consciente, significativo e crítico da EF e da EFE, que contribua para a formação cidadã dos aprendizes.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação – Matemática - Críticapt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhospt_BR
dc.titlePotencialidades de histórias em quadrinhos e tirinhas para o trabalho com educação financeira no 5o ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8855862958538176pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3021252548409195pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThe present research, employing a qualitative approach, aimed to identify the potentialities of working with School Financial Education using Comic Books and comic strips as didactic resources. With this in mind, we sought to answer the following research question: What are the potentialities of using Comic Books and comic strips in School Financial Education? To accomplish this, we initially conducted a mapping and analysis of Comic Books and comic strips on Financial Education (FE) available in digital repository and classified them according to FE themes. In a second stage, we administered a questionnaire via Google Forms to 5th-grade elementary school teachers, with the objective of identifying the teachers' profiles, their professional experience, understanding of FE, School Financial Education (SFE), and their views on the use of Comic Books and comic strips in FE. Subsequently, we selected five Comic Books and comic strips and made them available to the participating 5th-grade teachers who had completed the questionnaire, requesting that they develop a lesson plan for FE, aiming to identify the potentiality of the didactic proposals to foster the learning environments envisioned by Skovsmose (2000, 2014). In the analysis of the Comic Books and comic strips, we identified themes of sustainability, the influence of advertisements/media, financial products, behavior towards buying, consumption, consumerism, and approaches that may reveal a tendency towards a marketing conception of FE. Regarding the analysis of the FE lesson plans produced by the teachers, we observed each stage of the activities created by the participants in order to identify the potentiality for the emergence of investigative scenarios envisioned by Skovsmose (2000) in the work with FE, using Comic Books and comic strips. Possible investigative scenarios were identified in the teachers' lesson plans, as well as related exercise activities. We argue for the relevance of investing in the initial and continuing education of teachers for the development of contextualized, conscious, meaningful, and critical teaching of FE and SFE, which contributes to the civic education of the learners.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Kariny Michelly Silva de Oliveira.pdf8,34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons