Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56218

Share on

Title: Cuidado de crianças autistas associado à práticas integrativas e complementares em saúde: revisão integrativa
Authors: SILVA, Thayná Maria de Arruda
Keywords: Transtorno Autístico; Transtorno do espectro autista; Terapias Complementares; Criança; Cuidado da criança
Issue Date: 21-Sep-2023
Citation: SILVA, Thayná Maria de Arruda. Cuidado de crianças autistas associado à práticas integrativas e complementares em saúde: revisão integrativa. 2023. 43 f. TCC (Graduação) - Curso de Enfermagem, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.
Abstract: O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio neurobiológico crônico que afeta principalmente o desenvolvimento psíquico dos pacientes. Descoberto comumente na primeira infância, terapias não medicamentosas têm sido amplamente utilizadas como tratamento para amenizar seus sintomas. Dessa forma, o objetivo do presente estudo foi identificar os principais impactos da utilização das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) no cuidado de crianças diagnosticadas com TEA a partir de evidências científicas. Foi realizada uma revisão integrativa nas bases de dados LILACS, SciELO, MEDLINE e Scopus com os descritores “Transtorno Autístico”, “Terapias Complementares” e “Criança”. Na análise dos 11 artigos incluídos, foi observado que o uso das PICS como tratamento auxiliar para o TEA indicaram melhorias significativas na vida dos pacientes. Pode-se destacar a promoção da autonomia, bem-estar físico e psicológico, diminuição de estereotipias, sem causar infortúnios à saúde. Embora sejam terapias de fácil acesso, ainda são áreas de conhecimento pouco exploradas para crianças com TEA.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56218
Appears in Collections:(CAV) TCC - Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo THAYNÁ.pdf619,58 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons