Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56225

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCOUTO, Ana Carolina Nunes do-
dc.contributor.authorSILVA, Kleyber Borges da-
dc.date.accessioned2024-05-08T13:46:59Z-
dc.date.available2024-05-08T13:46:59Z-
dc.date.issued2023-12-01-
dc.identifier.citationSILVA, Kleyber Borges da. Perspectivas e desafios dos egressos do curso técnico em instrumento musical do IFPE campus Barreiros para o mercado de trabalho na microrregião do litoral sul da mata sul de Pernambuco. 2023. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56225-
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta dados e interpretações acerca da qualificação proporcionada pelo IFPE Campus Barreiros aos egressos do Curso Técnico em Instrumento Musical através da percepção deles, trazendo informações sobre sua situação profissional no mercado de trabalho, verificando não apenas a sua inserção, mas também, se as competências a eles conferidas aten- dem o perfil necessário às exigências do mercado de trabalho em música local. O problema de pesquisa deste estudo consiste em verificar como a percepção da formação técnica profissional está relacionada com as possibilidades de empregabilidade no mercado de trabalho. Nesse sen- tido, o presente estudo teve como objetivo investigar a atuação profissional dos egressos do Curso Técnico em Instrumento Musical do IFPE Campus Barreiros, em correlação com a for- mação oferecida no curso, verificando se esta formação está atendendo às necessidades relativas ao mercado de trabalho local de acordo com a situação profissional dos egressos, conforme objetiva a Educação, Profissional e Tecnológica (EPT). O desenho da pesquisa é do tipo não experimental de corte transversal e para a devida coleta de dados empregou-se o uso de um questionário, com questões fechadas e abertas, que procurou obter informações referentes aos: dados sociodemográficos; formação profissional, atividades profissionais; avaliação sobre a formação recebida e efetiva empregabilidade. A população da pesquisa deste trabalho foram os 26 egressos do curso Técnico em Instrumento Musical do Campus Barreiro formados entre os anos de 2015.2 e 2021. O resultado das análises indicou que as experiências formativas na instituição são enriquecedoras, sobretudo as ligadas ao ensino e que podem ser definidas como práticas integradoras e que a formação ofertada no Curso Técnico em Instrumento Musical contribui no desenvolvimento de habilidades e competências que permitiram aos egressos o seu crescimento profissional, porém a qualidade recebida na formação técnica não se correlaciona diretamente com a empregabilidade no mercado de trabalho em música local. No entanto, essa formação está atendendo às necessidades do egresso na sua atuação profissional.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEgressospt_BR
dc.subjectFormação Técnicapt_BR
dc.subjectMercado de Trabalhopt_BR
dc.titlePerspectivas e desafios dos egressos do curso técnico em instrumento musical do IFPE campus Barreiros para o mercado de trabalho na microrregião do litoral sul da mata sul de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2398496134704710pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1207366985465257pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Músicapt_BR
dc.description.abstractxThe current work presents data and interpretations about the qualification provided by IFPE- Barreiros Campus to Vocational Musical Instrument Course graduates through their own per- ception, bringing information about their professional situation on the job market, verifying not only their insertion, but also, whether the competencies conferred on them meet the necessary profile to fulfil the local music job market demands. The research problem consists of verifying how the perception of professional vocational training is related to the possibilities of emplo- yability on the job market. In this regard, the present study aims to present data and information about the professional performance of Vocational Music Instrument Course graduates at IFPE- Barreiros Campus, aiming to identify from their responses and perceptions whether the objec- tives and purposes of EPT meet the needs of this work field. In this sense, the present study aimed to investigate the professional performance of graduates of the Technical Course in Mu- sical Instrument at IFPE Campus Barreiros, in correlation with the training offered in the course, verifying whether this training is meeting the needs related to the job market. location according to the professional situation of the graduates, as per the objectives of Education, Professional and Technological (EPT). The research design is non-experimental and cross-sectional and for proper data collection, a questionnaire was used, with closed and open questions, which sought to obtain information regarding: sociodemographic data; professional training, professional ac- tivities; assessment of the training received and effective employability. The research popula- tion for this work were 26 graduates of the Musical Instrument Technician course at Campus Barreiro who graduated between the years 2015.2 and 2021. The results of the analyzes indica- ted that the training experiences at the institution are enriching, especially those linked to tea- ching and that can be defined as integrative practices and that the training offered in the Tech- nical Course in Musical Instrument contributes to the development of skills and competencies that allowed graduates their professional growth, however the quality received in technical trai- ning does not directly correlate with employability in the local music job market. However, this training meets the needs of the graduate in their professional activities.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Kleyber Borges da Silva.pdf1,76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons