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Título : Perspectivas e desafios dos egressos do curso técnico em instrumento musical do IFPE campus Barreiros para o mercado de trabalho na microrregião do litoral sul da mata sul de Pernambuco
Autor : SILVA, Kleyber Borges da
Palabras clave : Egressos; Formação Técnica; Mercado de Trabalho
Fecha de publicación : 1-dic-2023
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SILVA, Kleyber Borges da. Perspectivas e desafios dos egressos do curso técnico em instrumento musical do IFPE campus Barreiros para o mercado de trabalho na microrregião do litoral sul da mata sul de Pernambuco. 2023. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : O presente trabalho apresenta dados e interpretações acerca da qualificação proporcionada pelo IFPE Campus Barreiros aos egressos do Curso Técnico em Instrumento Musical através da percepção deles, trazendo informações sobre sua situação profissional no mercado de trabalho, verificando não apenas a sua inserção, mas também, se as competências a eles conferidas aten- dem o perfil necessário às exigências do mercado de trabalho em música local. O problema de pesquisa deste estudo consiste em verificar como a percepção da formação técnica profissional está relacionada com as possibilidades de empregabilidade no mercado de trabalho. Nesse sen- tido, o presente estudo teve como objetivo investigar a atuação profissional dos egressos do Curso Técnico em Instrumento Musical do IFPE Campus Barreiros, em correlação com a for- mação oferecida no curso, verificando se esta formação está atendendo às necessidades relativas ao mercado de trabalho local de acordo com a situação profissional dos egressos, conforme objetiva a Educação, Profissional e Tecnológica (EPT). O desenho da pesquisa é do tipo não experimental de corte transversal e para a devida coleta de dados empregou-se o uso de um questionário, com questões fechadas e abertas, que procurou obter informações referentes aos: dados sociodemográficos; formação profissional, atividades profissionais; avaliação sobre a formação recebida e efetiva empregabilidade. A população da pesquisa deste trabalho foram os 26 egressos do curso Técnico em Instrumento Musical do Campus Barreiro formados entre os anos de 2015.2 e 2021. O resultado das análises indicou que as experiências formativas na instituição são enriquecedoras, sobretudo as ligadas ao ensino e que podem ser definidas como práticas integradoras e que a formação ofertada no Curso Técnico em Instrumento Musical contribui no desenvolvimento de habilidades e competências que permitiram aos egressos o seu crescimento profissional, porém a qualidade recebida na formação técnica não se correlaciona diretamente com a empregabilidade no mercado de trabalho em música local. No entanto, essa formação está atendendo às necessidades do egresso na sua atuação profissional.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56225
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Música

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