Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56230
Compartilhe esta página
Título: | Os padrões corpóreos impostos pela mídia e sua influência na construção da imagem corporal dos estudantes do ensino médio nas aulas de Educação Física escolar |
Autor(es): | SILVA, Leticia Nunes da |
Palavras-chave: | Educação Física; Ensino Médio; Influência; Mídias; Padrões corpóreos |
Data do documento: | 18-Mar-2024 |
Citação: | SILVA, Leticia Nunes da. Os padrões corpóreos impostos pela mídia e sua influência na construção da imagem corporal dos estudantes do ensino médio nas aulas de Educação Física. 2024. Trabalho de conclusão de curso ( Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.R |
Abstract: | O presente estudo apresenta uma análise da influência dos padrões corpóreos impostos pela mídia no que diz respeito à construção da imagem corporal de estudantes do Ensino Médio, descrevendo a relação histórica entre Educação Física e padrões corporais, a relação entre corpo, mídia e adolescente no espaço escolar, e possibilidades de rever estas relações corpóreas com a mídia a partir de intervenções críticas. O estudo é de caráter bibliográfico e utilizou como fonte de investigação artigos em português, inglês e espanhol buscados nos bancos de dados Google acadêmico, Pubmed e Scielo. Dos 21 estudos selecionados, apenas 4 contemplaram a pesquisa, os demais foram excluídos por não abordarem a temática apresentada ou não se referirem à população escolhida para o estudo. Tendo isto em vista, os resultados apresentados constataram que as mídias influenciam negativamente na construção da imagem corporal dos estudantes do ensino médio das aulas de Educação Física, e este componente curricular ainda dissocia corpo e aprendizagem crítica, pois a pedagogia tecnicista ainda está enraizada no espaço escolar, o que abre margem para alienação dos estudante diante do uso das mídias sem o letramento midiático, sendo assim, a temática dos padrões corporais ainda não é discutida criticamente, o que contribui para que as mídias influenciem de forma negativa no processo de auto percepção corporal dos estudantes |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56230 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC- Letícia Nunes da Silva.pdf | 951,07 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons