Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56235

Compartilhe esta página

Título: A influência dos esportes alternativos na adesão das aulas de educação física
Autor(es): SILVA, Lucas Gonçalves Barbosa da
Palavras-chave: Esportes Alternativos; Educação Física Escolar; Abordagens Pedagógicas
Data do documento: 19-Mar-2024
Citação: SILVA, Lucas Gonçalves Barbosa da. A Influência dos Esportes Alternativos na Adesão das Aulas de Educação Física Escolar. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Este trabalho discute os principais aspectos relacionados à inserção dos esportes alternativos na educação física escolar, a partir da investigação sobre conceitos, abordagens e desafios para a implementação dos esportes alternativos. Ao analisar a trajetória da educação física no âmbito escolar percebe-se uma predominância em conteúdos tradicionalistas e diante disso a inserção de novos esportes torna-se menos frequente, sendo pouca as experiências que o estudante pode ter ao não vivenciar diferentes tipos de esportes alternativos, além de diminuir a participação dos discentes por não se identificarem com os esportes já apresentados. A partir disso, a educação física em sua diversidade de conteúdos pode se tornar aliada em possibilitar aos discentes experimentações de esportes não tradicionais. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo analisar a influência dos esportes alternativos na participação dos estudantes nas aulas de educação física, narrando o que se investigou através de livros, repositórios, anais de congressos, artigos e revistas buscando mais conhecimentos sobre a temática em questão. Ademais, analisou-se possibilidades de implementação dos esportes não tradicionais por meio de abordagens metodológicas da educação física. A partir de uma visão qualitativa foram encontrados indícios de um aumento na participação do corpo discente, por meio da inserção dos esportes alternativos. Portanto, muitos dos alunos parecem mais interessados e participantes nas aulas quando vivenciam um esporte alternativo, o que evidencia a importância de inserir novas práticas dentro do cotidiano escolar, visando proporcionar maiores experiências para e troca de conhecimento para docente e discente.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56235
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - LUCAS GONÇALVES BARBOSA DA SILVA.pdf325,99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons