Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56257

Compartilhe esta página

Título: Algoritmos heurísticos e modelagens matemáticas para otimização de sequenciamento em ambientes Permutation Flow Shop
Autor(es): PRIMO, Luisa Frazão
Palavras-chave: Otimização; Problemas de sequenciamento; Heurísticas; Algoritmos; Planejamento e controle da produção
Data do documento: 14-Mar-2024
Citação: PRIMO, Luisa Frazão. Algoritmos heurísticos e modelagens matemáticas para otimização de sequenciamento em ambientes Permutation Flow Shop. 2024. 47 f. Trabalho de Comclusão de Curso (Graduação) - Curso de Engenharia de Produção, Departamento de Engenharia de Produção, Centro de Tecnologia e Geologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A eficiência operacional para a otimização de recursos e redução de perdas é um dos grandes objetivos da indústria. O Planejamento e Controle da Produção (PCP) exerce um importante papel na obtenção desse objetivo, sendo responsável por coordenar atividades dentro do ambiente produtivo visando a eficiência do sistema. Dentro do PCP, o problema de scheduling se mostra bastante relevante uma vez que se trata do sequenciamento eficiente de tarefas dentro de um sistema produtivo com o intuito de otimizar algum recurso. Nesse sentido, esse trabalho explorou os diferentes métodos existentes para se resolver o problema de sequenciamento eficiente de tarefas em ambiente permutation flow shop analisou o desempenho de diferentes abordagens. Um dos métodos mais comuns de resolução do problema de scheduling em ambiente produtivo permutation flow shop é o algoritmo NEH (Nawaz Enscore-Ham). Para averiguar a qualidade e aplicabilidade dessa heurística, realizou se também uma implementação desse algoritmo juntamente com a implementação de duas modelagens matemáticas do problema de scheduling em ambiente flow shop a fim de comparar os diferentes métodos de solução tanto no que se diz a respeito da solução final quanto ao tempo necessário para se gerar uma solução. Foi possível observar através do experimento proposto que a heurística construtiva em questão é capaz de fornecer resultados para o problema de scheduling em ambiente permutation flow shop em um tempo significativamente menor, sendo sua aplicação relevante em contextos que exigem uma resposta rápida, como no chão de fábrica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56257
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Luisa Frazão Primo.pdf479,54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons