Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56258
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIMA, Iranete Maria da Silva | - |
dc.contributor.author | RAMALHO, Ariselma Ana de Assunção Alves | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-10T12:58:50Z | - |
dc.date.available | 2024-05-10T12:58:50Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-20 | - |
dc.identifier.citation | RAMALHO, Ariselma Ana de Assunção Alves. Formação continuada em matemática para professores (as) dos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo a partir do olhar de professores (as) de uma rede de ensino do Sertão Pernambucano. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56258 | - |
dc.description.abstract | Com a realização da pesquisa, busca-se compreender em que medida as ações de formação continuada sobre o ensino de Matemática oferecidas pelo município aos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental contemplam o diálogo e a reflexão, a partir do ponto de vista dos professores participantes. Esta pesquisa se insere nos domínios da formação continuada, em particular, dos professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Considera-se que as ações de formação continuada podem favorecer o diálogo e a reflexão e, para tanto, toma-se como referência teórica a Educação Matemática Crítica. Delimita-se como objetivos específicos: identificar elementos do diálogo nas respostas dos professores; identificar elementos da reflexão nas respostas dos professores; caracterizar as formações continuadas que os professores participaram, a partir dos elementos do diálogo e da reflexão identificados nas respostas dos professores. Como instrumentos de produção de dados, utilizou-se um questionário, respondido por 40 professores que ensinavam nos anos iniciais do Ensino Fundamental em 4 escolas de um município do Sertão de Pernambuco; considerou-se as respostas de 35, que haviam participado de ações de formação continuada que contemplava o ensino de Matemática. Em seguida, realizou-se uma entrevista semiestruturada com 6 desses docentes, com a finalidade de complementar as respostas obtidas como questionário. Os resultados das análises mostram que a maioria das respostas dos professores aponta para a presença do diálogo e da reflexão nas ações de formação continuada de Matemática que eles vivenciaram; e essa presença se caracteriza pela aproximação com as realidades locais, bem como pelas relações com aspectos socioculturais. No entanto, as respostas analisadas não nos permitem afirmar que a vivência desses conceitos se ancorava na perspectiva da Educação Matemática Crítica. Esses resultados apontam para a necessidade de esses professores terem acesso a processos formativos com base nessa abordagem. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Crítica | pt_BR |
dc.subject | Reflexão | pt_BR |
dc.subject | Diálogo | pt_BR |
dc.title | Formação continuada em matemática para professores (as) dos anos iniciais do ensino fundamental : um estudo a partir do olhar de professores (as) de uma rede de ensino do Sertão Pernambucano | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0232192691893614 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8522397432350630 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAA | pt_BR |
dc.description.abstractx | By carrying out the research, we seek to understand to what extent the continuing education actions on Mathematics teaching offered by the municipality to teachers in the initial years of Elementary School include dialogue and reflection, from the point of view of the participating teachers. This research falls within the domains of continuing education, in particular, of teachers who teach Mathematics in the initial years of Elementary School. It is considered that continuing education actions can encourage dialogue and reflection and, to this end, Critical Mathematics Education is taken as a theoretical reference. Specific objectives are defined as: identifying elements of dialogue in teachers' responses; identify elements of reflection in teachers’ responses; characterize the continuing training that teachers participated in, based on the elements of dialogue and reflection identified in the teachers' responses. As data production instruments, a questionnaire was used, answered by 40 teachers who taught in the initial years of Elementary School in 4 schools in a municipality in the Hinterland of Pernambuco; The responses of 35 were considered, who had participated in continuing education actions that included the teaching of Mathematics. Then, a semi-structured interview was carried out with 6 of these teachers, with the purpose of complementing the answers obtained in the questionnaire. The results of the analyzes show that the majority of teachers' responses point to the presence of dialogue and reflection in the continuing Mathematics training actions that teachers experienced; and this presence is characterized by proximity to local realities, as well as relationships with sociocultural aspects. However, the responses analyzed do not allow us to affirm that the experience of these concepts was anchored in the perspective of Critical Mathematics Education. These results point to the need for these teachers to have access to training processes based on this approach. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Ariselma Ana de Assunção Alves Ramalho.pdf | 1,17 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons