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Título: Formação continuada em matemática para professores (as) dos anos iniciais do ensino fundamental : um estudo a partir do olhar de professores (as) de uma rede de ensino do Sertão Pernambucano
Autor(es): RAMALHO, Ariselma Ana de Assunção Alves
Palavras-chave: Formação continuada; Ensino fundamental; Educação matemática; Crítica; Reflexão; Diálogo
Data do documento: 20-Jun-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: RAMALHO, Ariselma Ana de Assunção Alves. Formação continuada em matemática para professores (as) dos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo a partir do olhar de professores (as) de uma rede de ensino do Sertão Pernambucano. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: Com a realização da pesquisa, busca-se compreender em que medida as ações de formação continuada sobre o ensino de Matemática oferecidas pelo município aos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental contemplam o diálogo e a reflexão, a partir do ponto de vista dos professores participantes. Esta pesquisa se insere nos domínios da formação continuada, em particular, dos professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Considera-se que as ações de formação continuada podem favorecer o diálogo e a reflexão e, para tanto, toma-se como referência teórica a Educação Matemática Crítica. Delimita-se como objetivos específicos: identificar elementos do diálogo nas respostas dos professores; identificar elementos da reflexão nas respostas dos professores; caracterizar as formações continuadas que os professores participaram, a partir dos elementos do diálogo e da reflexão identificados nas respostas dos professores. Como instrumentos de produção de dados, utilizou-se um questionário, respondido por 40 professores que ensinavam nos anos iniciais do Ensino Fundamental em 4 escolas de um município do Sertão de Pernambuco; considerou-se as respostas de 35, que haviam participado de ações de formação continuada que contemplava o ensino de Matemática. Em seguida, realizou-se uma entrevista semiestruturada com 6 desses docentes, com a finalidade de complementar as respostas obtidas como questionário. Os resultados das análises mostram que a maioria das respostas dos professores aponta para a presença do diálogo e da reflexão nas ações de formação continuada de Matemática que eles vivenciaram; e essa presença se caracteriza pela aproximação com as realidades locais, bem como pelas relações com aspectos socioculturais. No entanto, as respostas analisadas não nos permitem afirmar que a vivência desses conceitos se ancorava na perspectiva da Educação Matemática Crítica. Esses resultados apontam para a necessidade de esses professores terem acesso a processos formativos com base nessa abordagem.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56258
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

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