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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56265
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | SOUZA, Werônica Meira de | - |
dc.contributor.author | BEZERRA, Ana Paula Xavier de Gondra | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-10T16:36:54Z | - |
dc.date.available | 2024-05-10T16:36:54Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-22 | - |
dc.identifier.citation | BEZERRA, Ana Paula Xavier de Gondra. Avaliação em portos urbanos: um estudo da atividade portuária na qualidade do ar e na vida da população do entorno do Porto do Recife, Pernambuco. 2024. Tese (Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56265 | - |
dc.description | MORANT, Romildo, também é conhecido em citações bibliográficas por: HOLANDA, Romildo Morant de. | pt_BR |
dc.description.abstract | As operações portuárias podem ser consideradas um potencial fonte de poluição. Com isso, o objetivo desta pesquisa foi avaliar as atividades portuárias e as suas influências na qualidade do ar e na vida da população no entorno do Porto do Recife, Pernambuco. Para tanto foi realizado um fluxograma das atividades portuárias para identificação das fontes de emissões atmosféricas durante as operações do Porto do Recife. Para análise de fumaça preta dos veículos terrestres foi realizada uma parceria com SEST SENAT para medição desse tipo de fumaça, utilizado o tacômetro e opacímetro, sendo realizada uma coleta por mês, no período de maio de 2022 a abril de 2023. Para as embarcações, foram realizadas estimativas de emissões atmosféricas das embarcações baseado na categoria do navio e o tipo de combustíveis, utilizando dados de 2021, 2022 e 2023. Posterior a isso, foi elaborado um inventário de gases do efeito estufa para conhecer o cenário do Porto, referente ao ano 2022. Em paralelo, foi realizado um questionário de forma virtual com trabalhadores portuários e moradores do entorno para entender as relações socioambientais com o Porto. Como resultado, foram identificadas 08 fontes de emissões atmosféricas nas operações portuárias, sendo elas todas móveis. Com relação aos veículos terrestres foram realizadas 11 coletas com os caminhões que trafegam no Porto, em que 129 caminhões passaram por inspeção veicular, dentre esses 88 estavam apresentando o nível de opacidade dentro dos níveis permitidos, sendo considerados como aprovados, 20 foram rejeitados e 14 foram reprovados. Com relação às embarcações, foi verificado que os navios tipo tanque são os que têm a maior contribuição na emissão de CO2, tanto em 2021 (1666.229,23t) quanto em 2022 (158.1603,7t). Já no ano de 2023, quem se destacou foi o graneleiro com emissão de 135.7709,2 tCO2. Com relação ao inventário foi verificado que apresentaram no escopo 1 as maiores emissões provenientes de resíduos sólidos e o escopo 3 das embarcações atracadas no porto. Com relação aos questionários foram obtidas 67 respostas referentes aos questionários sobre qualidade do ar, que evidenciaram que a população acha que há interferência das operações portuárias na qualidade do ar. Contudo, esta pesquisa proporcionou uma variedade de resultados específicos para o Porto, os quais podem ser aproveitados para expandir as iniciativas já em curso e promover o desenvolvimento de outras áreas relacionadas. Isso pode trazer benefícios para a cidade do Recife, para a comunidade portuária e contribuir para a preservação do meio ambiente em benefício das gerações futuras. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Meio ambiente | pt_BR |
dc.subject | Fontes de emissões | pt_BR |
dc.subject | Poluição atmosférica | pt_BR |
dc.subject | Áreas portuárias | pt_BR |
dc.title | Avaliação em portos urbanos : um estudo da atividade portuária na qualidade do ar e na vida da população do entorno do Porto do Recife, Pernambuco | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | MORANT, Romildo | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1784609374320343 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9039652038717693 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Desenvolvimento e Meio Ambiente | pt_BR |
dc.description.abstractx | Port operations can be considered a potential source of pollution. Therefore, the aim of this research is to assess port activities and their influences on air quality and the lives of the population surrounding the Port of Recife, Pernambuco. To achieve this, a flowchart of port activities will be created to identify sources of atmospheric emissions during port operations. In order to analyze black smoke emissions from land vehicles, a partnership was established with Sest Senat to measure this type of smoke using a tachometer and opacimeter. Data collection was conducted monthly from May 2022 to April 2023. For vessels, estimates of atmospheric emissions were made based on ship category and fuel type, using data from 2021, 2022, and 2023. Subsequently, a greenhouse gas inventory was developed to understand the port's scenario for the year 2022. Additionally, a virtual questionnaire was administered to port workers and residents in the vicinity to understand the socio-environmental relationships with the port. As a result, 8 sources of atmospheric emissions were identified in port operations, all of which are mobile. Regarding land vehicles, 11 collections were made with trucks operating in the port, where 129 trucks underwent vehicle inspection. Of these, 88 met the opacity levels within the permitted range, considered approved, 20 were rejected, and 14 failed. As for vessels, it was found that tanker ships have the highest contribution to CO2 emissions, both in 2021 (1666.229.23t) and 2022 (158.1603.7t). In 2023, bulk carriers stood out with emissions of 135.7709.2 tCO2. Regarding the inventory, it was observed that the highest emissions in scope 1 come from solid waste and in scope 3 from vessels berthed at the port. Regarding the questionnaires, 67 responses were obtained regarding air quality, indicating that the population believes port operations affect air quality. However, this research provided a variety of specific results for the port, which can be used to expand ongoing initiatives and promote the development of other related areas. This can bring benefits to the city of Recife, the port community, and contribute to environmental preservation for future generations. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/4283130448063981 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Desenvolvimento e Meio Ambiente |
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