Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56265

Compartilhe esta página

Título: Avaliação em portos urbanos : um estudo da atividade portuária na qualidade do ar e na vida da população do entorno do Porto do Recife, Pernambuco
Autor(es): BEZERRA, Ana Paula Xavier de Gondra
Palavras-chave: Meio ambiente; Fontes de emissões; Poluição atmosférica; Áreas portuárias
Data do documento: 22-Fev-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: BEZERRA, Ana Paula Xavier de Gondra. Avaliação em portos urbanos: um estudo da atividade portuária na qualidade do ar e na vida da população do entorno do Porto do Recife, Pernambuco. 2024. Tese (Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: As operações portuárias podem ser consideradas um potencial fonte de poluição. Com isso, o objetivo desta pesquisa foi avaliar as atividades portuárias e as suas influências na qualidade do ar e na vida da população no entorno do Porto do Recife, Pernambuco. Para tanto foi realizado um fluxograma das atividades portuárias para identificação das fontes de emissões atmosféricas durante as operações do Porto do Recife. Para análise de fumaça preta dos veículos terrestres foi realizada uma parceria com SEST SENAT para medição desse tipo de fumaça, utilizado o tacômetro e opacímetro, sendo realizada uma coleta por mês, no período de maio de 2022 a abril de 2023. Para as embarcações, foram realizadas estimativas de emissões atmosféricas das embarcações baseado na categoria do navio e o tipo de combustíveis, utilizando dados de 2021, 2022 e 2023. Posterior a isso, foi elaborado um inventário de gases do efeito estufa para conhecer o cenário do Porto, referente ao ano 2022. Em paralelo, foi realizado um questionário de forma virtual com trabalhadores portuários e moradores do entorno para entender as relações socioambientais com o Porto. Como resultado, foram identificadas 08 fontes de emissões atmosféricas nas operações portuárias, sendo elas todas móveis. Com relação aos veículos terrestres foram realizadas 11 coletas com os caminhões que trafegam no Porto, em que 129 caminhões passaram por inspeção veicular, dentre esses 88 estavam apresentando o nível de opacidade dentro dos níveis permitidos, sendo considerados como aprovados, 20 foram rejeitados e 14 foram reprovados. Com relação às embarcações, foi verificado que os navios tipo tanque são os que têm a maior contribuição na emissão de CO2, tanto em 2021 (1666.229,23t) quanto em 2022 (158.1603,7t). Já no ano de 2023, quem se destacou foi o graneleiro com emissão de 135.7709,2 tCO2. Com relação ao inventário foi verificado que apresentaram no escopo 1 as maiores emissões provenientes de resíduos sólidos e o escopo 3 das embarcações atracadas no porto. Com relação aos questionários foram obtidas 67 respostas referentes aos questionários sobre qualidade do ar, que evidenciaram que a população acha que há interferência das operações portuárias na qualidade do ar. Contudo, esta pesquisa proporcionou uma variedade de resultados específicos para o Porto, os quais podem ser aproveitados para expandir as iniciativas já em curso e promover o desenvolvimento de outras áreas relacionadas. Isso pode trazer benefícios para a cidade do Recife, para a comunidade portuária e contribuir para a preservação do meio ambiente em benefício das gerações futuras.
Descrição: MORANT, Romildo, também é conhecido em citações bibliográficas por: HOLANDA, Romildo Morant de.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56265
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Desenvolvimento e Meio Ambiente

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Ana Paula Xavier de Gondra Bezerra.pdf
  Item embargado até 2026-05-10
8,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons