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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56275
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Título: | Pode o subalterno estudar? Cartografia da desigualdade de oportunidades para o acesso ao ensino superior pela classe trabalhadora periférica |
Autor(es): | BRANDÃO, Lucas Leon Vieira de Serpa |
Palavras-chave: | Igualdade na educação; Ensino Superior – Aspectos sociais; Sociologia da educação; Cartografia |
Data do documento: | 21-Mar-2024 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | BRANDÃO, Lucas Leon Vieira de Serpa. Pode o subalterno estudar? Cartografia da desigualdade de oportunidades para o acesso ao ensino superior pela classe trabalhadora periférica. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. |
Abstract: | Enquanto as pesquisas sobre desigualdades de oportunidades, no que diz respeito ao acesso à educação, são construídas sob a ótica da análise estatística, por vezes negligenciando fatores subjetivos e qualitativos para uma compreensão mais profunda da realidade, este estudo tem como mapeamento principal investigar a relação estabelecida entre os filhos da classe trabalhadora que residem nos arredores da Universidade de Pernambuco com o acesso ao ensino superior com vistas a desigualdade de oportunidades vivenciada no processo formativo escolar, a partir da cartografia proposta por Deleuze e Guattari (2011). Leva em consideração, ou como intermezzo, os condicionantes de classe e território para acompanhar os processos de subjetivação da realidade, que reveste os percursos educacionais de estudantes do ensino médio da Escola de Referência em Ensino Médio Anibal Fernandes e a Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambuco. Pauta-se, sobretudo, na escrita agonística (Nietzsche, 2003), na experiência (Larrosa, 2021), na herança social (Boudon, 1981), e no sucesso/fracasso escolar (Lahire, 1997; 2002; 2006) como pontos de um rizoma para (re)pensar os caminhos e trajetórias dos estudantes moradores do bairro de Santo Amaro, no Recife, para o acesso ao ensino superior. Assim, o estudo contribui para ampliar os debates acerca da desigualdade de oportunidades a partir das conversações estabelecidas com estudantes que percorrem essa trajetória orientadas pelas ancoragens teóricas, pensando nos aspectos de subjetivação da realidade como marcadores importantes de compreensão dos percursos educacionais. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56275 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA |
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