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Título : Uso comunicacional dos professores de educação física e alunos surdos nas escolas regulares
Autor : GOMES, Dáffyne Auxiliadora Justino
Palabras clave : Aluno Surdo; Professor Ouvinte; Comunicação; Escola Regular
Fecha de publicación : 20-mar-2024
Citación : Gomes, Daffyne Auxiliadora Justino. Uso comunicacional dos professores de educação física com os alunos surdos nas escolas regulares. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2024.
Resumen : A organização das estratégias comunicativas utilizadas pelos professores de educação física dentro do contexto escolar é de fundamental importância para a efetividade do uso comunicacional com alunos surdos. A discussão a respeito das formas de comunicação utilizadas entre surdo-surdo e ouvinte -surdo apontam a efetividade da libras como linguagem e instrumento de interação social. O professor pode explorar variáveis dentro da prática da educação física para fomentar o processo de inclusão, além de viabilizar uma melhor aceitação do outro e de si mesmo. A análise dos dados evidencia que os principais entraves são enfrentados pelos próprios docentes por falta do conhecimento adequado sobre a surdez e sobre a língua brasileira de sinais. De antemão, a partir dessa análise foram utilizadas para a elaboração deste trabalho, práticas metodológicas no sentido de desenvolver o uso comunicacional e incentivar a participação do indivíduo com deficiência auditiva nas aulas de educação física. No qual, o objetivo presente deste estudo é analisar o uso comunicacional dos professores de educação física com os alunos surdos nas escolas regulares, para as capturas dos dados foram utilizadas pesquisas de revisão de literatura exploratórias, descritivas e bibliográficas. Ao fim da pesquisa depreende-se que faz-se necessária a oferta de capacitações periódicas sobre as deficiências para professores de educação física, com o intuito de torná-los aptos a trabalhar com o público alvo, possibilitando variações das metodologias e principalmente entre a comunicação professor ouvinte e aluno surdo possibilitando para que cresce o número de professores bilíngue, no qual permitirá aos surdos um contato mais cedo com a própria língua e uma maior inclusão.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56294
Aparece en las colecciones: (TCC) - Educação Física (Licenciatura)

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