Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56313

Share on

Title: Políticas de inclusão no ensino superior: um estudo de caso sobre a acessibilidade dos alunos com deficiência do Centro de Educação
Authors: BARROS, Maria Luiza Peixoto
SILVA, Débora Karolayne da
Keywords: Inclusão e acessibilidade; ensino superior; pessoas com deficiência; Centro de Educação
Issue Date: 20-Mar-2024
Citation: BARROS, Maria Luiza Peixoto; SILVA, Debora Karolayne da. Políticas de inclusão no ensino superior: um estudo sobre a acessibilidade dos alunos com deficiência do centro de educação. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Esse trabalho teve por objetivo analisar dificuldades e caminhos encontrados, na visão dos alunos e professores, para a garantia da inclusão no ensino superior das pessoas com deficiência, tendo como campo de estudo o Centro de Educação da UFPE. A abordagem utilizada foi de natureza qualitativa e pautou-se em conceitos como acessibilidade e inclusão no ensino superior público. Foram realizadas entrevistas com professores e alunos do referido Centro. Dentre as conclusões, aponta-se que não basta essa população ter acesso ao ensino superior, é preciso que sejam criadas condições de permanência. Os dados também revelaram que os maiores desafios enfrentados pelas com deficiências do CE estão relacionadas à acessibilidade física, atuação docente mais inclusiva e atuação mais efetiva de instâncias como o NACE. Do mesmo modo, pontos positivos são apontados como avanços: docentes com disponibilidade e atitudes para incluir; solidariedade dos colegas de curso; atuação positiva de técnicos do NACE e do CEI.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56313
Appears in Collections:TCC - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Maria Luiza Peixoto Barros e Débora Karolayne da Silva .pdf244,06 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons