Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56318
Comparte esta pagina
Título : | A medicalização da educação: o crescimento de diagnósticos infantis e as repercussões na escola |
Autor : | REIS, Pedro Henrique dos |
Palabras clave : | medicalização; fracasso escolar; despatologização; educação inclusiva |
Fecha de publicación : | 20-mar-2024 |
Citación : | REIS, Pedro Henrique dos. A medicalização da educação: o crescimento de diagnósticos infantis e as repercussões na escola. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Resumen : | A medicalização tem afetado a educação escolar pelo aumento no número de diagnósticos. Neste artigo problematizamos sobre os conceitos da medicalização e despatologização no contexto escolar, enfocando as problemáticas do fracasso escolar e abordando aspectos dos desafios do acompanhamento escolar. Discutimos também aspectos de um estudo empírico foi realizado numa escola pública estadual que oferece Atendimento Educacional Especializado (AEE), tendo sido realizadas entrevistas com professoras do AEE e de turmas regulares e uma coordenadora pedagógica. Nossas análises dos dados sugerem reflexões sobre as relações entre os diagnósticos e o papel da escola. O estudo possibilitou refletir sobre os encaminhamentos da escola e a importância de parceria entre professores e pais. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56318 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Pedro Henrique dos Reis.pdf | 163,94 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons