Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56344

Compartilhe esta página

Título: O uso das metodologias ativas para o ensino dos conceitos geográficos de lugar e paisagem no ensino médio
Autor(es): BERNARDO, Lisandra de Souza
Palavras-chave: Ensino de Geografia; Metodologias Ativas; Lugar; Paisagem; Ensino Médio
Data do documento: 28-Abr-2023
Citação: BERNARDO, Lisandra de Souza. O uso das metodologias ativas para o ensino dos conceitos geográficos de lugar e paisagem no Ensino Médio. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: As categorias de análises geográficas, conceitos caros à geografia, têm significativa relevância aos estudos dos fenômenos em situação de aula. Dessa maneira, esse estudo faz uso de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula. Sendo assim, tem como objetivo compreender os conceitos geográficos de lugar e paisagem na mediação didático-pedagógica em turmas do ensino médio da Escola Frei Caneca da rede estadual de Pernambuco. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve como instrumentos de coleta de dados a observação participante, na mediação a partir do uso de metodologias ativas e a aplicação de questionários em duas turmas de 1º ano do ensino médio. Dessa forma podemos aferir que uso de metodologias ativas permitiu uma aprendizagem mais participativa, significativa, autônoma e aproximações ao cotidiano dos estudantes. Além, do uso de plataformas digitais de aprendizagem que permitiu ajustar o ritmo e o conteúdo do ensino às necessidades e habilidades individuais de cada estudante.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56344
Aparece nas coleções:(TCC) - Geografia (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Lisandra de Souza Bernardo.pdf1,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons