Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56462

Share on

Title: O(A) docente em ciências e matemática em tempos de crise : mobilização da resiliência no período transpandêmico Covid-19, e a interferência na retomada dos projetos de vida
Authors: VIEIRA, Camila Gois Silva de Lima
Keywords: COVID-19, Pandemia de, 2020-; Educação; Professores; Projeto de vida
Issue Date: 23-Feb-2024
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: VIEIRA, Camila Gois Silva de Lima. O(A) docente em ciências e matemática em tempos de crise: mobilização da resiliência no período transpandêmico Covid-19, e a interferência na retomada dos projetos de vida. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: O presente estudo objetivou compreender como a Resiliência dos(as) professores(as) de Ciências e Matemática, do Ensino Fundamental Anos Finais e do Ensino Médio, foi mobilizada no período transpandêmico da COVID-19, interferindo na retomada dos projetos de vida. Os nossos objetivos específicos foram: 1) Analisar o grau de Resiliência apresentado pelos(as) professores(as) nos anos de 2020 e 2021, e; 2) Identificar os possíveis aspectos utilizados pelos(as) participantes que auxiliaram na superação de traumas ocasionados, e/ou potencializados, pela crise vivenciada na transpandemia. A nossa pesquisa está epistemologicamente assentada na Fenomenologia, considerando a Filosofia da Existência como caminho à interpretação do objeto. Ela se deu a partir da aplicação do Questionário da Resiliência adaptado de Chaves (2010), contando com a presença de 26 participantes no primeiro momento. Posteriormente, realizamos uma Entrevista Semiestruturada com quatro professores(as), os dois mais fortemente resilientes e os dois mais fracamente, à época da pesquisa. Os dados produzidos foram analisados através da Análise de Conteúdo de Bardin (2016), que possibilitou a organização dos achados em categorias temáticas formadas por Padrões de Resiliência e pelos aspectos usados na mobilização da mesma. Ao término da pesquisa chegamos às seguintes conclusões. Em relação ao 1o objetivo específico, constatamos que os(as) professores se mantiveram nas faixas de Resiliência Alta e Média-alta; Sobre a investigação do 2o objetivo, eles(as) usaram o amor, a boa vontade, a busca pela saúde emocional e a capacidade de ressignificar situações diante dos eventos traumáticos vivenciados na transpandemia. Também consideraram essencial contribuir positivamente na transformação da vida dos(as) alunos(as) através da dedicação, empatia, formação continuada, paciência e Resiliência. Esses aspectos foram úteis à superação das dores emocionais, possibilitando-nos compreender que os(as) professores(as) mais fortemente resilientes conseguiram dar prosseguimento e/ou retomar seus projetos de vida mais rapidamente, bem como entender que a Resiliência é um fator fundamental à reorganização ou continuidade dos projetos de vida.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56462
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Camila Gois Silva de Lima Vieira.pdf854,54 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons