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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56482
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | OLIVEIRA, Aurenéa Maria de | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Catiana Cassandra Santana dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-14T19:21:59Z | - |
dc.date.available | 2024-06-14T19:21:59Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-26 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Catiana Cassandra Santana dos. A Reprodução/ressignificação do discurso heteronormativo compulsório: uma análise entre mulheres discentes e docentes da EJA em Recife. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56482 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa destacou questões de gêneros e sexualidades na Educação de Jovens e Adultos (EJA), associadas ao contexto de violência que assola o Estado de Pernambuco envolvendo não somente mulheres cis, mas igualmente trans. O presente trabalho está inserido na linha de pesquisa Identidades e Memórias do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE. Teve-se como objetivo geral: analisar a reprodução/ressignificação do discurso heteronormativo compulsório entre docentes e discentes da EJA em Recife, participantes do Programa Maria da Penha Vai à Escola. O referido Programa funciona nas escolas municipais de Recife, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e da Mulher. Os objetivos específicos foram: 1. identificar as relações de sentido, lugar e força nos discursos das sujeitas entrevistadas; 2. relacionar as ideologias que perpassam os discursos das docentes e discentes no tocante à temática da pesquisa e 3. estabelecer como se dá a reprodução e a ressignificação do discurso heteronormativo compulsório entre as entrevistadas. Houve um total de dez (10) entrevistas, em duas unidades escolares municipais localizadas no Ibura - Recife, sendo: sete estudantes e três professoras. A teoria utilizada foi de cunho pós-estruturalista, elaborada por Judith Butler em seus conceitos de gêneros, sexualidades e heteronormatividade compulsória; a metodologia foi a da Análise de Discurso francesa, desenvolvida por Michel Pêcheux e Eni Orlandi. Através do exame do corpus, foi possível identificar, como resultado, reproduções e ressignificações do discurso heteronormativo compulsório e ideologias como a essencialista binária, de crítica às leis e ao papel do Estado, de invisibilidade às mulheres trans, do medo, do combate à violência, entre outras, contudo, esse debate em relação às mulheres trans ainda encontra muita dificuldade dada à indiferença com a qual elas são tratadas. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação – Violência contra as mulheres | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Heterossexualidade | pt_BR |
dc.title | A reprodução/ressignificação do discurso heteronormativo compulsório : uma análise entre as mulheres discentes e docentes da EJA em Recife | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0956916017558802 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8610442220256282 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research highlighted issues of gender and sexuality in Youth and Adult Education (EJA), associated with the context of violence that plagues the State of Pernambuco, involving not only cis women, but also trans women. This work is part of the Identities and Memories research line of the Postgraduate Program in Education at UFPE. The general objective was: to analyze the reproduction/resignification of the compulsory heteronormative discourse among EJA teachers and students in Recife, participants in the Maria da Penha Vai à Escola Program. This Program operates in municipal schools in Recife, in partnership with the Municipal Departments of Education and Women. The specific objectives were: 1. to identify the relationships of meaning, place and strength in the speeches of the subjects interviewed; 2. relate the ideologies that permeate the discourses of teachers and students regarding the research theme and 3. establish how the compulsory heteronormative discourse is reproduced and resignified among the interviewees. There were a total of ten (10) interviews, in two municipal school units located in Ibura - Recife, including: seven students and three teachers. The theory used was post-structuralist in nature, elaborated by Judith Butler in her concepts of genders, sexualities and compulsory heteronormativities; the methodology was French Discourse Analysis, developed by Michel Pêcheux and Eni Orlandi. Through examining the corpus, it was possible to identify, as a result, reproductions and resignifications of the compulsory heteronormative discourse and ideologies such as binary essentialist, criticism of laws and the role of the State, invisibility of trans women, fear, combating violence, among others, however, this debate in relation to trans women still finds it very difficult given the indifference with which they are treated. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação |
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