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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56482
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Título: | A reprodução/ressignificação do discurso heteronormativo compulsório : uma análise entre as mulheres discentes e docentes da EJA em Recife |
Autor(es): | SANTOS, Catiana Cassandra Santana dos |
Palavras-chave: | Educação – Violência contra as mulheres; Educação de jovens e adultos; Heterossexualidade |
Data do documento: | 26-Mar-2024 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SANTOS, Catiana Cassandra Santana dos. A Reprodução/ressignificação do discurso heteronormativo compulsório: uma análise entre mulheres discentes e docentes da EJA em Recife. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Esta pesquisa destacou questões de gêneros e sexualidades na Educação de Jovens e Adultos (EJA), associadas ao contexto de violência que assola o Estado de Pernambuco envolvendo não somente mulheres cis, mas igualmente trans. O presente trabalho está inserido na linha de pesquisa Identidades e Memórias do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE. Teve-se como objetivo geral: analisar a reprodução/ressignificação do discurso heteronormativo compulsório entre docentes e discentes da EJA em Recife, participantes do Programa Maria da Penha Vai à Escola. O referido Programa funciona nas escolas municipais de Recife, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e da Mulher. Os objetivos específicos foram: 1. identificar as relações de sentido, lugar e força nos discursos das sujeitas entrevistadas; 2. relacionar as ideologias que perpassam os discursos das docentes e discentes no tocante à temática da pesquisa e 3. estabelecer como se dá a reprodução e a ressignificação do discurso heteronormativo compulsório entre as entrevistadas. Houve um total de dez (10) entrevistas, em duas unidades escolares municipais localizadas no Ibura - Recife, sendo: sete estudantes e três professoras. A teoria utilizada foi de cunho pós-estruturalista, elaborada por Judith Butler em seus conceitos de gêneros, sexualidades e heteronormatividade compulsória; a metodologia foi a da Análise de Discurso francesa, desenvolvida por Michel Pêcheux e Eni Orlandi. Através do exame do corpus, foi possível identificar, como resultado, reproduções e ressignificações do discurso heteronormativo compulsório e ideologias como a essencialista binária, de crítica às leis e ao papel do Estado, de invisibilidade às mulheres trans, do medo, do combate à violência, entre outras, contudo, esse debate em relação às mulheres trans ainda encontra muita dificuldade dada à indiferença com a qual elas são tratadas. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56482 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação |
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