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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56525

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Título: Escolas de samba como espaço de construção do pertencimento afrocentrado de sambistas negros no Brasil
Autor(es): CANDEIAS, Paulo Roberto Pergentino das
Palavras-chave: Escola de Samba; Educação; Educação não formal; Afrocentrismo
Data do documento: 29-Mai-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: CANDEIAS, Paulo Roberto Pergentino das. Escolas de samba como espaço de construção do pertencimento afrocentrado de sambistas negros no Brasil. 2024. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Ao pensarmos sobre escolas de samba no Brasil devemos considerar, inevitavelmente, suas dimensões étnicas, históricas, culturais e educativas. Isso por considerarmos que elas são compostas quase em sua totalidade pelo legado do povo negro. Assim, o objetivo geral dessa pesquisa foi compreender como as escolas de samba se constituem como espaço educativo que contribuem para a construção de um pertencimento afrocentrado de sambistas negros no Brasil. Foi então, a partir desse objetivo, que incorporamos como caminho metodológico, a pesquisa documental por entender que essa seria a mais apropriada para nossa investigação nessa tese. Procuramos investigar as escolas de samba do Brasil a partir do conceito ampliado de documento, assim como nos orienta Pinsky (2013). Nessa pesquisa não reservamos recorte temporal por entender, mesmo por hipótese, que as contribuições das escolas de samba que se relacionam ao nosso objeto de pesquisa acontecem desde seu surgimento e estão presentes até os dias atuais. A análise do material obtido recebeu tratamento a partir da análise de conteúdo descrita por Bardin (2016). Os documentos reservados para análise foram transcritos e investigados sob a lente dos objetivos da pesquisa, o que reverberou na eleição de categorias analíticas. A investigação do conjunto das informações sistematizadas no desenvolvimento do tratamento foi articulada ao nosso referencial teórico que tomou como base os escritos de Asante (2009); (2014), Mazama (2009), Nobles (2009) e Diop (2011); autores estes que contribuíram ajudando-nos a discutir as seguintes categorias: Construção do pertencimento Afrocentrado; Agência africana; Localização psicológica; Centralidade do povo negro; Lugar do povo negro na história. Os resultados produtos dessa tese mostraram que as escolas de samba não são apenas espaços que materializam festas e eventos no período carnavalesco, assim como já imaginávamos quando da proposição dessa empreitada; mas sim espaços que resistiram ao longo de sua história como potentes lugares educativos de formação de seus sambistas negros; permitindo que eles se fortaleçam coletivamente ao incorporarem suas histórias e memórias protagonizando a transmissão de conhecimento para as gerações futuras numa espécie de rede de trocas e sociabilidades. A Tese que sustento é que as escolas de samba se constituem como espaço educativo que contribui para a construção do pertencimento Afrocentrado de sambistas negros no Brasil quando dão visibilidade e centralizam as histórias e memórias do povo negro; sendo estes ensinamentos compartilhados pelos mais velhos com os mais jovens por meio das práticas educativas que acontecem nas escolas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56525
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