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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56530
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Título: | Articulações discursivas na escola cívico militar e seu projeto de formação humana : significantes em disputa |
Autor(es): | SILVA, Leandra Cristine Pianco da |
Palavras-chave: | Política educacional; Programa Nacional da Escola Cívico Militar; Teoria do discurso |
Data do documento: | 9-Abr-2024 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SILVA, Leandra Cristine Pianco da. Articulações discursivas na escola cívico militar e seu projeto de formação humana: significantes em disputa. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | O objeto de estudo da pesquisa é o Programa Nacional das Escolas Cívico Militares- PECIM e seu projeto formativo instituído em 2020, que opera enquanto um campo de articulações políticas que busca a hegemonia na arena de disputas pelos sentidos da formação humana e qualidade educacional no Brasil. Entendemos que os discursos que reverberam através das políticas públicas se (re)configuram como o resultado de práticas articulatórias em decorrência da disputa dos significados/sentidos que se constituem pela hegemonia em torno de perspectivas educacionais antagônicas de formação humana, sendo essas articulações, produções precárias, parciais e contingentes. Nossa discussão parte da Teoria do Discurso considerando o entendimento de Ernesto Laclau e Chantall Mouffe (2015), cuja compreensão nos possibilita uma melhor análise teórica e metodológica a respeito do projeto formativo em disputa nas articulações discursivas da escola cívico militar. Com o apoio das lógicas explicativas de Jason Glynos e David Howarth (2007), procuramos entender os contextos possíveis dessas transformações e/ou a manutenção das condições que se estabelecem enquanto dimensões políticas, sociais e fantasmáticas, analisando também a partir das lentes de Sthepen J. Ball (2016) e seus colaboradores, como as micropolíticas de comportamento são tecidas na prática dessas escolas. O objetivo dessa pesquisa é compreender as lógicas que constituem articulações discursivas em torno do projeto formativo da escola cívico militar, especificamente: I) analisar as articulações discursivas neoliberais a partir das lógicas políticas na sustentação do PECIM; II) identificar as lógicas sociais nos discursos neoconservadores que se articulam no contexto da escola cívico militar; III) analisar elementos constituidores de discursos por meio das lógicas fantasmáticas. Para tanto, foi realizado uma pesquisa documental complementada com estudo de caso porque isso nos permitiu observar, de forma mais rigorosa in lócus, como as articulações estruturadas do programa da escola cívico militar aderem aos sujeitos tornando-os copartícipes do modelo implantado e que se expande por meio de práticas discursivas no campo educacional e político. Como resultados contingentes, observamos que a tentativa de fechamento é constante nas articulações discursivas de formação humana, no entanto, o ideário humanista militarista se aproxima das lógicas políticas neoliberais pelos pontos nodais que articulam a qualidade da educação e se aglutinam às demandas neoconservadoras através da equivalência de sentidos em torno de uma gramática social de comportamentos e disciplina. O excluído nesse campo discursivo é o antagônico, pois sua existência ameaça a constituição de um modelo formativo de escola que se sustenta sob a naturalização de articulações baseadas na homogeneização do sujeito. Essas lógicas políticas e sociais são amparadas pelas lógicas fantasmáticas que aderem aos sujeitos e atuam na criação de inimigos ou ameaças imaginárias que precisam ser combatidas, complementando os laços que articulam a discursividade de formação humana nesse modelo de escola. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56530 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação |
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