Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56544

Compartilhe esta página

Título: A identidade avaliadora na formação inicial : análise das perspectivas avaliativas nos cursos de licenciatura em química do estado de Pernambuco
Autor(es): GUIMARÃES, Natália de Pontes Leite Monte
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem; Identidade; Licenciatura em Química
Data do documento: 20-Jun-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: GUIMARÃES, Natália de Pontes Leite Monte. A identidade avaliadora na formação inicial: análise das perspectivas avaliativas nos cursos de licenciatura em química do estado de Pernambuco. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: A presente pesquisa versa acerca da construção teórica da Identidade Avaliadora a partir de suas características e tipos. Além disso, tem o objetivo de analisar a identidade avaliadora presente nos Cursos de Formação de professores de química por meio das características e elementos que estruturam o Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Para tal, tem como objetivos específicos: (1) Caracterizar e tipificar a identidade avaliadora a partir dos aspectos das Gerações da Avaliação e das concepções de identidade; (2) Descrever os elementos que estruturam a avaliação da aprendizagem nos PPCs de Licenciatura em Química; (3) Compreender e categorizar a identidade avaliadora dos Cursos de Licenciatura em Química. Nesse sentido, a pesquisa foi dividida em duas fases. A primeira, um estudo bibliográfico que estava voltado para a construção teórica do termo Identidade Avaliadora, visto que após vasto mapeamento com esse descritor, percebeu-se a escassez de referências com esse propósito. Como base fundamental para esse ensaio teórico, foram utilizadas as teorias de Stuart Hall (2006) acerca das concepções de identidade, e a teoria das Gerações da Avaliação propostas por Guba e Lincoln (2011). A partir da tessitura desses dois pilares foi possível tipificar a Identidade Avaliadora, para posteriormente, utilizá-la na segunda fase da pesquisa como categoria de análise. Já a Segunda Fase, está relacionada à compreensão da identidade avaliadora dos Cursos de Licenciatura em Química a partir de uma análise criteriosa dos PPCs dos dez Cursos de Graduação de Instituições Federais de Ensino Superior localizadas no Estado de Pernambuco. Os resultados apontaram que exatamente metade dos Cursos Formação de Professores de Química do Estado de Pernambuco ainda estão voltados a diretivas conservadoras relacionadas à Avaliação da Aprendizagem, e pressupomos que isso é um forte indicador da reprodução e vivência de processos avaliativos segregadores e classificatórios experimentados no chão da escola pelos estudantes. Todavia, foi possível perceber que a outra metade dos Cursos apresentam concepções bastante inovadoras e contemporâneas de Avaliação. Esse é um dado muito relevante, pois denota que os documentos que orientam o processo avaliativo devem ser a base para a construção do planejamento metodológico e didático dos profissionais da Educação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56544
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSSERTAÇÃO Natália de Pontes Leite Monte Guimarães.pdf1,28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons