Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56547

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPACHECO, Mariana Pimentel Fischer-
dc.contributor.authorFERREIRA, Luciana Regina de Macêdo-
dc.date.accessioned2024-06-28T12:34:34Z-
dc.date.available2024-06-28T12:34:34Z-
dc.date.issued2023-08-29-
dc.identifier.citationFERREIRA, Luciana Regina de Macêdo. O estado de exceção como técnica decisória: o governo da vida na obra de Giorgio Agamben. 2023. Dissertação (Mestrado em Direito) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56547-
dc.description.abstractO trabalho apresentado tem como investigação central o desenvolvimento da conceituação acerca do estado de exceção, utilizando, para isso, as fontes em que Agamben se alicerça para investigar as origens filosóficas e empíricas dessa terminologia e os rumos que ele observa, a partir de tal ponto, em direção ao futuro, em meio às preocupações que perpassam boa parte de sua obra: a relação entre a política e a vida, na qual o direito é o elemento que ocupa o cerne de sua manifestação no mundo, e as práticas que permeiam a estruturação do direito e a compreensão do estabelecimento do poder na cultura ocidental. O estado de exceção, cuja definição costuma ser a medida a ser tomada diante de grave ameaça contra a ordem constitucional, é entendido por Agamben não como um fim ou objetivo em si mesmo, mas como uma tecnologia de governo, significado cujo reconhecimento, para o autor, implica a tomada de uma posição política. Trata-se de desenvolver as implicações contemporâneas da ideia de estado de exceção como dispositivo através do qual o direito se refere à vida e a inclui em si por meio da suspensão da ordem jurídica, levando a uma relação que simultaneamente conecta e abandona a vida humana ao seu domínio. Estabelece-se, além disso, o questionamento acerca da possibilidade de romper o nexo entre direito e violência, imaginando novas formas de vida com base em usos não normatizados da experiência humana.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDireito - Brasilpt_BR
dc.subjectEstado de exceçãopt_BR
dc.subjectSoberaniapt_BR
dc.subjectBiopolíticapt_BR
dc.subjectAgamben, Giorgio, 1942-pt_BR
dc.titleO estado de exceção como técnica decisória : o governo da vida na obra de Giorgio Agambenpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4263845009950940pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8564532125332975pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Direitopt_BR
dc.description.abstractxThe presented work has as its central investigation the development of the conceptualization regarding the state of exception, using, for this, the sources on which Agamben draws in order to investigate the philosophical and empirical origins of this terminology and the paths he observes, from such a point, towards the future, amid the concerns that pervade much of his work: the relationship between politics and life, in which law is the element that occupies the core of its manifestation in the world, and the practices that permeate the structuring of law and the understanding of the establishment of power in Western culture. The state of exception, whose definition is usually the measure to be taken when facing a serious threat against the constitutional order, is understood by Agamben not as an end or objective in itself, but as a technology of government, a meaning whose recognition, for the author, implies taking a political position. There is an aim to develop the contemporary implications of the state of exception as a device through which law is referred to life and includes it in itself through the suspension of juridical order, leading to a relationship that simultaneously connects and abandons human life to its dominion. Furthermore, the questioning about the possibility of breaking the nexus between law and violence is established, imagining new ways of life based on non-standardized uses of human experience.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Luciana Regina de Macêdo Ferreira.pdf1,27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons