Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56572

Comparte esta pagina

Título : História em quadrinhos no ensino da biologia: uma proposta sobre as caravelas portuguesas (Physalia physalis)
Autor : VASCONCELOS, Ana Verônica Morais Alves de
Palabras clave : Ensino de ciências e biologia; Educação ambiental; Recurso didático
Fecha de publicación : 9-oct-2023
Citación : VASCONCELOS, Ana Verônica Morais Alves de. História em quadrinhos no ensino da biologia: uma proposta sobre as caravelas portuguesas (physalia physalis). 2023. 82 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.
Resumen : Em disciplinas como Ciências e Biologia, vê-se uma infinidade de termos científicos complexos que dificultam o entendimento do aluno. Dessa forma, utilizar histórias em quadrinhos como um recurso didático em sala de aula favorece a aprendizagem do estudante. Os invertebrados marinhos, por exemplo, são dotados de características singulares e excepcionais a seu grande grupo. A caravela portuguesa (Physalia physalis) é um cnidário presente em todos os oceanos. Quando chega às praias, provoca acidentes com banhistas, havendo estudos que registram casos de envenenamento em toda a costa brasileira. Assim, informar tal problemática e educar a sociedade a respeito da presença desse animal nas águas marinhas é de suma importância a fim de minimizar os acidentes. Este trabalho teve como principal objetivo produzir uma história em quadrinhos, voltada ao ensino de Ciências e Biologia, que aborde, de forma clara as relações de perigo à saúde humana e a importância ecológica das caravelas portuguesas (Physalia physalis). O método utilizado foi de natureza qualitativa, pois evidencia a produção de uma história em quadrinhos para a educação a fim de divulgar os trabalhos científicos de maneira lúdica. Foi produzida uma pequena revista em quadrinhos separada por cinco capítulos, com diferentes temáticas. Portanto, vislumbra-se o uso da história em quadrinhos nas escolas para alcançar diferentes públicos e transmitir um novo olhar sobre as caravelas portuguesas e suas interações com o ser humano e o meio ambiente, além de auxiliar a aprendizagem em sala de aula.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56572
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ANA VERÔNICA MORAIS ALVES DE VASCONCELOS - TCC - UFPE CAV.pdf8,24 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons