Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56577
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MENEZES, Jaileila | - |
dc.contributor.author | PEDROZA, Natacha | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-08T21:15:03Z | - |
dc.date.available | 2024-07-08T21:15:03Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-22 | - |
dc.date.submitted | 2024-07-08 | - |
dc.identifier.citation | PEDROZA, Natacha. Desafios da “Pedagogia Hospitalar”: uma análise dos temas e práticas emergentes das produções científicas. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56577 | - |
dc.description.abstract | Resumo: Este trabalho de pesquisa tem por finalidade propor uma reflexão sobre as contribuições e principais desafios enfrentados pelo profissional de educação em espaços não formais de ensino, especificamente, aquele que atende no âmbito hospitalar; E conhecer as estratégias e práticas pedagógicas utilizadas que colaboram no desenvolvimento da criança hospitalizada em razão de algum quadro clínico que a impossibilita de frequentar as aulas regulares de ensino. Para realização deste estudo, realizou-se uma pesquisa de cunho qualitativo acerca do estado da arte de publicações referente à temática “Pedagogia hospitalar: processo de ensino -aprendizagem”, tendo como instrumento de coleta de dados a pesquisa bibliográfica e análise documental. Para a coleta de dados, utilizou-se como recurso a plataforma digital – Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. De acordo com as análises realizadas por meio das etapas de análise proposta por Bardin, conclui-se há necessidade de mais pesquisas nessa área, uma vez que ainda são escassas as pesquisas qualitativas acerca da Pedagogia hospitalar e o processo de ensino -aprendizagem na esfera de produções científicas. Embora, ainda que a área careça de mais pesquisas realizadas nesse contexto de ensino, ressaltamos que notórias são as contribuições dos estudos já publicados para a promoção de discussões que fomentam a garantia desse ensino-aprendizagem e desenvolvimento da criança hospitalizada, destacando nesse processo, a afetividade como estratégia de ensino vital. A esta que é dada a possibilidade de reconectar o aluno à consciência sobre seu papel enquanto direito do estudante a ser desenvolvido no contexto não formal de ensino. Concluímos, ademais, para as fundamentais colaborações deste profissional pedagogo no tocante ao ensino -aprendizagem de crianças hospitalizadas ao possibilitar o abrandamento em torno da relação de sofrimento e morte, vivenciadas pelos alunos pacientes. | pt_BR |
dc.format.extent | 30 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação não-formal | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia hospitalar | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia hospitalar | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Afetividade | pt_BR |
dc.title | Desafios da “Pedagogia Hospitalar”: uma análise dos temas e práticas emergentes das produções científicas | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | GUIMARAES, Gilda | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5042948325884329 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Resumen: Este trabajo de investigación tiene como objetivo proponer una reflexión sobre los aportes y principales desafíos que enfrentan los profesionales de la educación en los espacios de enseñanza no formal, específicamente quienes trabajan en hospitales; Y conocer las estrategias y prácticas pedagógicas utilizadas que contribuyen al desarrollo de los niños hospitalizados por una condición clínica que les imposibilita asistir a clases docentes regulares. Para la realización de este estudio se realizó una investigación cualitativa sobre el estado del arte de las publicaciones referentes al tema “Pedagogía hospitalaria: proceso de enseñanza-aprendizaje”, utilizando como instrumento de recolección de datos la investigación bibliográfica y el análisis de documentos. Para la recolección de datos se utilizó como recurso la plataforma digital – Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones. De acuerdo con los análisis realizados a través de los pasos de análisis propuestos por Bardin, se concluye que existe la necesidad de más investigaciones en esta área, desde investigaciones cualitativas sobre la pedagogía hospitalaria y el proceso de enseñanza-aprendizaje en el ámbito de las producciones científicas. Si bien el área necesita más investigaciones realizadas en este contexto docente, destacamos que los aportes de estudios ya publicados se destacan por promover discusiones que alientan la garantía de esta enseñanza-aprendizaje y desarrollo de los niños hospitalizados, resaltando en este proceso, la afectividad como una estrategia didáctica vital. Con ello se da la posibilidad de reconectar al estudiante con la conciencia de su rol como estudiante con derecho a desarrollarse en el contexto de enseñanza no formal. También concluimos que este profesional pedagogo ha contribuido fundamentalmente a la enseñanza-aprendizaje de niños hospitalizados al posibilitar la relajación en torno a la relación entre sufrimiento y muerte, vivida por los estudiantes pacientes. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Psicologia, Inclusão e Educação do Centro de Educação | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/2681053695821897 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Natacha Stela Moreira Pedroza..pdf | 436,92 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons