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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56577
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Título : | Desafios da “Pedagogia Hospitalar”: uma análise dos temas e práticas emergentes das produções científicas |
Autor : | PEDROZA, Natacha |
Palabras clave : | Educação não-formal; Pedagogia hospitalar; Pedagogia hospitalar; Práticas pedagógicas; Afetividade |
Fecha de publicación : | 22-sep-2023 |
Citación : | PEDROZA, Natacha. Desafios da “Pedagogia Hospitalar”: uma análise dos temas e práticas emergentes das produções científicas. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Resumen : | Resumo: Este trabalho de pesquisa tem por finalidade propor uma reflexão sobre as contribuições e principais desafios enfrentados pelo profissional de educação em espaços não formais de ensino, especificamente, aquele que atende no âmbito hospitalar; E conhecer as estratégias e práticas pedagógicas utilizadas que colaboram no desenvolvimento da criança hospitalizada em razão de algum quadro clínico que a impossibilita de frequentar as aulas regulares de ensino. Para realização deste estudo, realizou-se uma pesquisa de cunho qualitativo acerca do estado da arte de publicações referente à temática “Pedagogia hospitalar: processo de ensino -aprendizagem”, tendo como instrumento de coleta de dados a pesquisa bibliográfica e análise documental. Para a coleta de dados, utilizou-se como recurso a plataforma digital – Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. De acordo com as análises realizadas por meio das etapas de análise proposta por Bardin, conclui-se há necessidade de mais pesquisas nessa área, uma vez que ainda são escassas as pesquisas qualitativas acerca da Pedagogia hospitalar e o processo de ensino -aprendizagem na esfera de produções científicas. Embora, ainda que a área careça de mais pesquisas realizadas nesse contexto de ensino, ressaltamos que notórias são as contribuições dos estudos já publicados para a promoção de discussões que fomentam a garantia desse ensino-aprendizagem e desenvolvimento da criança hospitalizada, destacando nesse processo, a afetividade como estratégia de ensino vital. A esta que é dada a possibilidade de reconectar o aluno à consciência sobre seu papel enquanto direito do estudante a ser desenvolvido no contexto não formal de ensino. Concluímos, ademais, para as fundamentais colaborações deste profissional pedagogo no tocante ao ensino -aprendizagem de crianças hospitalizadas ao possibilitar o abrandamento em torno da relação de sofrimento e morte, vivenciadas pelos alunos pacientes. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56577 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
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