Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56578

Share on

Title: Práticas meditativas e educação: um mapeamento das teses e dissertações do Portal da Capes no período de 2018 a 2023
Authors: NASCIMENTO, Márcia Quirino do
Keywords: Práticas meditativas; Educação; Espiritualidade; Formação humana
Issue Date: 19-Mar-2024
Citation: NASCIMENTO, Márcia Quirino do. Práticas meditativas e educação: um mapeamento das teses e dissertações do Portal da Capes no período de 2018 a 2023. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O Presente artigo problematiza como o campo acadêmico educacional, no Brasil, tem abordado as relações entre práticas meditativas e suas conexões com a educação. Trata-se de um estudo bibliográfico que tem como corpus de análise as produções científicas (teses e dissertações) disponibilizadas no Portal de Catálogos da Capes, assumindo o recorte temporal de 2018 até 2023. Como objetivos específicos, buscou-se apreender, quantitativa e qualitativamente, as principais tendências na pesquisa educacional acerca das práticas meditativas, identificando as instituições de Ensino Superior que têm acolhido essa temática, as principais áreas e subáreas de concentração das investigações que têm sido realizadas, assim como os objetivos, referenciais e metodologias que são acionadas no tratamento analítico do tema. Do ponto de vista quantitativo, destaca-se a concentração de pesquisas das Regiões Sudeste e Sul do País, e do ponto de vista qualitativo, uma ênfase na relevância da temática para repensar os processos de formação humana dos sujeitos, sendo priorizada uma narrativa em torno dos benefícios que as práticas meditativas trazem para o bem-estar físico e psicológico dos sujeitos implicados nessas práticas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56578
Appears in Collections:TCC - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
organized.pdf347,94 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons