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Título: Conhecimentos para o ensino de média aritmética nos anos finais para estudantes cegos utilizando material manipulável
Autor(es): SILVA, Stephany Maria Pereira da
Palavras-chave: Educação inclusiva; Estudantes cegos; Material Manipulável; Média aritmética; Letramento estatístico
Data do documento: 3-Abr-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Stephany Maria Pereira da. Conhecimentos para o ensino de média aritmética nos anos finais para estudantes cegos utilizando material manipulável. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A utilização de materiais manipuláveis para o ensino de Estatística se constitui em possibilidade de acesso a representações de dados por estudantes cegos por meio da exploração tátil. O objetivo geral desta pesquisa de mestrado é analisar conhecimentos para o ensino de média aritmética para estudantes cegos mobilizados com o auxílio de um material manipulável. Em termos específicos busca-se investigar a viabilidade de um material manipulável para o ensino de média aritmética para estudantes cegos a partir das experiências de brailistas e estudantes cegos; analisar conhecimentos de professores de matemática para o ensino de média aritmética para estudantes cegos em classes inclusivas; e analisar conhecimentos dos docentes em planejamento de aula para o ensino de média aritmética para estudantes cegos com a utilização do material manipulável. As contribuições teóricas de Ball, Thames e Phelps e as de Iddo Gal fundamentaram as discussões a respeito, respectivamente, dos conhecimentos docentes e da perspectiva do letramento estatístico no ensino da média aritmética. A pesquisa iniciou com a realização de entrevistas semiestruturadas com duas brailistas, uma normovisual e uma cega, e duas estudantes matriculadas no 9o ano do Ensino Fundamental, uma normovisual e uma cega. As entrevistas aconteceram de forma individual, e os questionamentos envolveram aspectos relativos à análise do material manipulável elaborado. Numa segunda etapa, entrevistou-se dois professores, um com experiência com estudantes cegos e outro sem. Na terceira etapa, esses professores desenvolveram um planejamento para o ensino de média aritmética para estudantes cegos com a utilização do material. De modo geral, todos os participantes consideraram o material manipulável adequado para o ensino de média aritmética para estudantes cegos. Eles também apresentaram considerações quanto a sua estrutura com o foco nos aspectos que potencializariam a usabilidade. As entrevistas com as brailistas evidenciaram a mobilização de conhecimentos gerais a respeito do ensino e dos estudantes cegos, sendo apresentados aspectos a serem considerados no ensino destes estudantes. Nas entrevistas com as estudantes, identificaram-se conhecimentos sobre o algoritmo da média aritmética, mas dificuldades na resolução de situações envolvendo as propriedades conceituais propostas por Strauss e Bichler. Os professores por vezes mobilizaram mais de um tipo de conhecimento simultaneamente, sobretudo: Conhecimento do Conteúdo e do Currículo, Conhecimento do Conteúdo e do Ensino, e Conhecimento do Conteúdo e do Aluno. Com a utilização do material manipulável a mobilização do Conhecimento do Conteúdo e do Ensino foram mais realçados. Nos planejamentos de aulas, os professores mobilizaram o Conhecimento do Conteúdo e do Currículo e o Conhecimento do Conteúdo e do Ensino. A mobilização do Conhecimento Horizontal do Conteúdo pareceu requerer mais experiência na docência. A pesquisa oferece indícios da viabilidade do material manipulável proposto para o ensino de média aritmética para estudantes cegos, à medida que evidencia também a mobilização de conhecimentos docentes a partir de seu uso.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56585
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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