Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56627

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Tassiana Fernanda Genzini de-
dc.contributor.authorQUEIROZ, Lenilton Alves de-
dc.date.accessioned2024-07-11T13:12:46Z-
dc.date.available2024-07-11T13:12:46Z-
dc.date.issued2024-04-29-
dc.identifier.citationQUEIROZ, Lenilton Alves de. A astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise da temática “movimentos da terra” nos livros didáticos do PNLD 2019. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56627-
dc.description.abstractA astronomia, assim como outras ciências, despertou, e ainda desperta, nas civilizações o interesse, a curiosidade e a necessidade em entender fenômenos que estão presentes na nossa vida. Esse interesse contribuiu para facilitar a vida dos humanos no plantio, na sua localização, na pesca e em várias outras atividades, a partir do estudo sobre os movimentos da Terra, que permitiu a compreensão de fenômenos como dias e noites, estações do ano, etc. Com isso, os livros didáticos assumem um papel importante em apresentar e discutir essas informações acerca do que acontece no cotidiano, relacionando-as aos fenômenos celestes. Nesse sentido, analisamos 9 das 14 coleções aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2019 de Ciências da Natureza, dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo deste trabalho é analisar o conteúdo de “Movimentos da Terra” nas coleções. A metodologia utilizada na pesquisa foi a de análise documental usando as coleções, observando e analisando o conteúdo, as atividades e as imagens. Os resultados produzidos aqui sinalizam para uma abordagem de conteúdo insuficiente, os livros analisados têm em comum a forma de abordagem do conteúdo, sendo texto e em seguida algum exercício para retomar o que foi estudado. As explicações dos movimentos são bastante semelhantes em todas as coleções. A linguagem utilizada nos livros é fácil, acessível e de boa interpretação. Existem imagens que são compreensíveis para o contexto que foram apresentadas, enquanto existem outras que podem confundir o aluno no seu entendimento, especialmente com relação a forma da Terra, as representações da Terra e do Sol sem as proporções de tamanho e distância; os exercícios e atividades deixam a desejar nas coleções: são perguntas semelhantes, que muitas vezes não fazem o aluno pensar sobre o que foi estudado e, algumas vezes, não chegam nem a abordar os conceitos estudados sobre os movimentos. Assim, dada a importância do livro didático na prática dos professores, é importante que eles tenham domínio do tema para encontrar outras ferramentas que possam enriquecer a explicação deste e de outros conteúdos em suas aulas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAstronomiapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectTerra - Movimentospt_BR
dc.titleA astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental : uma análise da temática “movimentos da terra” nos livros didáticos do PNLD 2019pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8060899900207453pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6530322206688430pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxAstronomy, like other sciences, aroused, and still arouses, interest, curiosity and the need to understand phenomena that are present in our lives in civilizations. This interest contributed to making life easier for humans in planting, locating, fishing and various other activities, based on the study of the Earth's movements, which allowed the understanding of phenomena such as days and nights, seasons, etc. . Therefore, textbooks play an important role in presenting and discussing this information about what happens in everyday life, relating it to celestial phenomena. In this sense, we analyzed 9 of the 14 collections approved in the National Textbook Program (PNLD) 2019 for Natural Sciences, from the initial years of Elementary School. The objective of this work is to analyze the content of “Earth Movements” in the collections. The methodology used in the research was document analysis using the collections, observing and analyzing the content, activities and images. The results produced here indicate an insufficient content approach, the books analyzed have in common the way of approaching the content, being text and then some exercise to recap what was studied. The explanations of the movements are quite similar in all collections. The language used in the books is easy, accessible and easy to understand. There are images that are understandable for the context in which they were presented, while there are others that can confuse the student in their understanding, especially in relation to the shape of the Earth, the representations of the Earth and the Sun without the proportions of size and distance; The exercises and activities leave something to be desired in the collections: they are similar questions, which often do not make the student think about what was studied and, sometimes, do not even address the concepts studied about movements. Thus, given the importance of textbooks in teachers' practice, it is important that they have mastery of the topic to find other tools that can enrich the explanation of this and other content in their classes.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Lenilton Alves de Queiroz.pdf3,58 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons