Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56627
Compartilhe esta página
Título: | A astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental : uma análise da temática “movimentos da terra” nos livros didáticos do PNLD 2019 |
Autor(es): | QUEIROZ, Lenilton Alves de |
Palavras-chave: | Astronomia; Ensino fundamental; Livros didáticos; Terra - Movimentos |
Data do documento: | 29-Abr-2024 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | QUEIROZ, Lenilton Alves de. A astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise da temática “movimentos da terra” nos livros didáticos do PNLD 2019. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. |
Abstract: | A astronomia, assim como outras ciências, despertou, e ainda desperta, nas civilizações o interesse, a curiosidade e a necessidade em entender fenômenos que estão presentes na nossa vida. Esse interesse contribuiu para facilitar a vida dos humanos no plantio, na sua localização, na pesca e em várias outras atividades, a partir do estudo sobre os movimentos da Terra, que permitiu a compreensão de fenômenos como dias e noites, estações do ano, etc. Com isso, os livros didáticos assumem um papel importante em apresentar e discutir essas informações acerca do que acontece no cotidiano, relacionando-as aos fenômenos celestes. Nesse sentido, analisamos 9 das 14 coleções aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2019 de Ciências da Natureza, dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo deste trabalho é analisar o conteúdo de “Movimentos da Terra” nas coleções. A metodologia utilizada na pesquisa foi a de análise documental usando as coleções, observando e analisando o conteúdo, as atividades e as imagens. Os resultados produzidos aqui sinalizam para uma abordagem de conteúdo insuficiente, os livros analisados têm em comum a forma de abordagem do conteúdo, sendo texto e em seguida algum exercício para retomar o que foi estudado. As explicações dos movimentos são bastante semelhantes em todas as coleções. A linguagem utilizada nos livros é fácil, acessível e de boa interpretação. Existem imagens que são compreensíveis para o contexto que foram apresentadas, enquanto existem outras que podem confundir o aluno no seu entendimento, especialmente com relação a forma da Terra, as representações da Terra e do Sol sem as proporções de tamanho e distância; os exercícios e atividades deixam a desejar nas coleções: são perguntas semelhantes, que muitas vezes não fazem o aluno pensar sobre o que foi estudado e, algumas vezes, não chegam nem a abordar os conceitos estudados sobre os movimentos. Assim, dada a importância do livro didático na prática dos professores, é importante que eles tenham domínio do tema para encontrar outras ferramentas que possam enriquecer a explicação deste e de outros conteúdos em suas aulas. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56627 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Lenilton Alves de Queiroz.pdf | 3,58 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons