Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56627

Compartilhe esta página

Título: A astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental : uma análise da temática “movimentos da terra” nos livros didáticos do PNLD 2019
Autor(es): QUEIROZ, Lenilton Alves de
Palavras-chave: Astronomia; Ensino fundamental; Livros didáticos; Terra - Movimentos
Data do documento: 29-Abr-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: QUEIROZ, Lenilton Alves de. A astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise da temática “movimentos da terra” nos livros didáticos do PNLD 2019. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: A astronomia, assim como outras ciências, despertou, e ainda desperta, nas civilizações o interesse, a curiosidade e a necessidade em entender fenômenos que estão presentes na nossa vida. Esse interesse contribuiu para facilitar a vida dos humanos no plantio, na sua localização, na pesca e em várias outras atividades, a partir do estudo sobre os movimentos da Terra, que permitiu a compreensão de fenômenos como dias e noites, estações do ano, etc. Com isso, os livros didáticos assumem um papel importante em apresentar e discutir essas informações acerca do que acontece no cotidiano, relacionando-as aos fenômenos celestes. Nesse sentido, analisamos 9 das 14 coleções aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2019 de Ciências da Natureza, dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo deste trabalho é analisar o conteúdo de “Movimentos da Terra” nas coleções. A metodologia utilizada na pesquisa foi a de análise documental usando as coleções, observando e analisando o conteúdo, as atividades e as imagens. Os resultados produzidos aqui sinalizam para uma abordagem de conteúdo insuficiente, os livros analisados têm em comum a forma de abordagem do conteúdo, sendo texto e em seguida algum exercício para retomar o que foi estudado. As explicações dos movimentos são bastante semelhantes em todas as coleções. A linguagem utilizada nos livros é fácil, acessível e de boa interpretação. Existem imagens que são compreensíveis para o contexto que foram apresentadas, enquanto existem outras que podem confundir o aluno no seu entendimento, especialmente com relação a forma da Terra, as representações da Terra e do Sol sem as proporções de tamanho e distância; os exercícios e atividades deixam a desejar nas coleções: são perguntas semelhantes, que muitas vezes não fazem o aluno pensar sobre o que foi estudado e, algumas vezes, não chegam nem a abordar os conceitos estudados sobre os movimentos. Assim, dada a importância do livro didático na prática dos professores, é importante que eles tenham domínio do tema para encontrar outras ferramentas que possam enriquecer a explicação deste e de outros conteúdos em suas aulas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56627
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Lenilton Alves de Queiroz.pdf3,58 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons