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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56632

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorALMEIDA, Jadilson Ramos de-
dc.contributor.authorARAÚJO, Wanuza Wiviane Pereira de-
dc.date.accessioned2024-07-11T13:28:53Z-
dc.date.available2024-07-11T13:28:53Z-
dc.date.issued2023-09-06-
dc.identifier.citationARAÚJO, Wanuza Wiviane Pereira de. Estratégias mobilizadas por estudantes do 5o ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental na resolução de problemas de partilha e suas relações com as características do pensamento algébrico. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56632-
dc.description.abstractO presente estudo corresponde a uma dissertação de mestrado intitulada Estratégias mobilizadas por estudantes do 5o ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental na resolução de problemas de partilha e suas relações com as características do pensamento algébrico. O estudo investigou a seguinte pergunta de partida: Quais estratégias são mobilizadas por estudantes do 5o ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental ao resolverem problemas de partilha? Buscando responder essa questão de pesquisa, foi estabelecido como objetivo geral identificar as estratégias mobilizadas por estudantes do 5o ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental ao resolverem problemas de partilha, relacionando-as com as características do pensamento algébrico. Esse estudo utilizou-se das estratégias de resolução identificadas no estudo de Oliveira e Câmara (2011) e das características do pensamento algébrico propostas por Almeida (2016). Os sujeitos desse estudo foram estudantes de uma turma do 5o ano do Ensino Fundamental composta por 28 estudantes, os quais foram organizados em 14 duplas. Os estudantes pertenciam a uma escola a rede municipal de uma cidade localizada no Agreste pernambucano. Para a produção dos dados utilizou-se um teste composto por quatro problemas de partilha com uma relação e a Entrevista Clínica de Piaget. Na análise dos dados, tomou-se como base as estratégias de resolução propostas por Oliveira e Câmara (2011) e as características do pensamento algébrico apresentados por Almeida (2016). A análise dos dados foi realizada em dois momentos. No primeiro, foi realizada análise de todas as respostas registradas pelas duplas no papel, e no segundo momento a análise de algumas das entrevistas realizadas com as duplas. A partir das análises foi possível identificar que os estudantes apresentaram dificuldades na resolução dos problemas de partilha. A maior parte das duplas utilizaram estratégias que privilegiaram o desenvolvimento do pensamento aritmético e não do pensamento algébrico, como era esperado. Não deixando de ressaltar o período complicado enfrentado pelos estudantes e professores devido a pandemia do Covid-19, o que comprometeu o aprendizado dos estudantes nesse período.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectestratégias de resoluçãopt_BR
dc.subjectproblemas de partilhapt_BR
dc.subjectpensamento algébricopt_BR
dc.titleEstratégias mobilizadas por estudantes do 5o ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental na resolução de problemas de partilha e suas relações com as características do pensamento algébricopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4094632580559165pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5828404099372063pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThe present study corresponds to a master's dissertation entitled "Strategies mobilized by 5th-grade students in the early years of Elementary Education in solving sharing problems and their relationships with the characteristics of algebraic thinking." The study investigated the following research question: What strategies are mobilized by 5th-grade students in the early years of elementary school when solving sharing problems? Seeking to answer this research question, the general objective was established to identify the strategies mobilized by 5th-grade students in the early years of Elementary Education when solving sharing problems, relating them to the characteristics of algebraic thinking. This study used the resolution strategies identified in the study by Oliveira and Câmara (2011) and the characteristics of algebraic thinking proposed by Almeida (2016). The subjects of this study were students from a 5th-grade class composed of 28 students, who were organized into 14 pairs. The students belonged to a municipal school in a city located in the Pernambuco Agreste region. For data production, a test composed of four sharing problems with a relationship and Piaget's Clinical Interview were used. In data analysis, the resolution strategies proposed by Oliveira and Câmara (2011) and the characteristics of algebraic thinking presented by Almeida (2016) were taken as a basis. Data analysis was carried out in two moments. Initially, an analysis of all responses recorded by the pairs on paper was performed, and then, an analysis of some of the interviews conducted with the pairs was carried out. From the analyses, it was possible to identify that the students had difficulties in solving sharing problems. Most pairs used strategies that favored the development of arithmetic thinking rather than algebraic thinking, as expected. It is worth noting the challenging period faced by students and teachers due to the Covid-19 pandemic, which compromised students' learning during this period.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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