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Título : Educação e saúde na escola : uma sequência didática sobre o tema transversal sexualidade com estudante do ensino médio
Autor : SILVA, Vívivian Alburqueque da
Palabras clave : Educação sexual; Recurso Pedagógico; Sequência Didática; Biologia - estudo e ensino
Fecha de publicación : 27-mar-2024
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SILVA, Vívian Albuquerque da. Educação e saúde na escola: uma sequência didática sobre o tema transversal sexualidade com estudante do ensino médio. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024.
Resumen : A pesquisa teve como objetivo analisar as potencialidades de uma Sequência Didática com o desenvolvimento de oficina pedagógica mediante discussões sobre a Educação Sexual no eixo Sexualidade com estudantes da educação básica. A educação para a sexualidade procura orientar o indivíduo para os cuidados com o corpo, mediante informações e o desenvolvimento de práticas que estimule o sujeito a ressignificar condutas e valores, visando estabelecer o respeito asdiferenças e a melhoria da saúde mental e relações sociais. A proposta envolve uma abordagem qualitativa, do tipo descritiva por meios de oficinas pedagógicas e uso de fantoches, visando flexõessobre a temática sexo e sexualidade, chamando a atenção para a responsabilidadede cuidar da saúdecorporal, mental e social. A SD foi aplicada para um total de 30 estudantes do 3o Ano do ensino médio, cujo resultado permitiu observar a importância dos debates diante da temática abordada, ressaltando que a falta de orientação sexual na família e, ou uso indiscriminado de informação pormeio da Internet ou amigos podem levar os adolescentes a obterem informações equivocadas, porsua vez, a escola se configura num espaço importante para promoção de saúde e reflexão de suasatitudes e valores. Contudo, percebeu-se que durante a sequência foi possível ocorrer a aprendizagem acerca dos conceitos estudados, evidenciados diante da participação nos debates e oficinas pedagógicas. Por fim, salienta-se que o ensino da Educação Sexual vai além de ensinar o papel biológico, necessitando, portanto, que o professor seja mediador na formação social dos jovens e dessa forma, contribua para as tomadas de decisão, e por consequência, evidencia-se a importância dos espaços educacionais em promover a dialogicidade desse tema.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56660
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

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