Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56672

Compartilhe esta página

Título: Geografia e a inclusão: Os desafios na utilização das metodologias ativas no ensino de geografia como auxílio no processo de inclusão do aluno com transtorno do espectro autista (TEA)
Autor(es): SANTOS, Leilane Rodrigues dos
Palavras-chave: Ensino de geografia; TEA; Educação inclusiva; Metodologias ativas; Desafios na educação
Data do documento: 5-Dez-2023
Citação: SANTOS, Leilane Rodrigues dos. Geografia e a inclusão: Os desafios na utilização das metodologias ativas no ensino de geografia como auxílio no processo de inclusão do aluno com transtorno do espectro autista (TEA). 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo principal buscar analisar e compreender os caminhos e as dificuldades do processo de inclusão dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na disciplina de geografia junto ao auxílio da utilização das metodologias ativas a partir dos saberes e dificuldades que os docentes encontram em sua disciplina dentro das escolas da Região Metropolitana do Recife - RMR. Desse modo, este trabalho conta com um levantamento bibliográfico que compõe seu referencial teórico acerca da contextualização a respeito do Transtorno do Espectro Autista; a importância da educação inclusiva na escolas; leis e políticas públicas que auxiliam este processo; a importância da utilização das metodologias ativas como auxílio no ensino destes estudantes na disciplina de geografia; além dos principais desafios encontrados por professores e estudantes durante este processo. Para isso, a metodologia deste trabalho não só buscou o levantamento bibliográfico, mas também fez uso do procedimento metodológico de uma pesquisa qualitativa com professores de geografia da RMR, a fim de compreender as principais adversidades que estes encontram no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes com TEA, como a falta de estrutura e recursos didáticos e tecnológicos na escola, e até mesmo a ausência de incentivos a uma formação continuada específica na área. Dessa forma, é possível afirmar que os problemas e as barreiras encontrados na educação ainda são muitos e que precisam ser quebrados a todo momento, buscando incentivar e inovar nos métodos de ensino para que se possa realizar uma educação inclusiva que estimule a autonomia, confiança, pensamento crítico, colaboração e diálogo entre estes estudantes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56672
Aparece nas coleções:(TCC) - Geografia (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Leilane Rodrigues dos Santos.pdf847,21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons