Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56699

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMOURA, Tatiane Oliveira de Carvalho-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Acayne Uluri Borges do-
dc.date.accessioned2024-07-15T17:36:18Z-
dc.date.available2024-07-15T17:36:18Z-
dc.date.issued2023-09-06-
dc.date.submitted2024-04-16-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Acayne Uluri Borges do. O lugar do ensino de Sociologia no novo ensino médio: Estudo de caso sobre a disciplina de Sociologia no Colégio de Aplicação. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso Ciências Sociais Licenciatura - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56699-
dc.description.abstractCom a publicação da Lei no 13.415/2017, que altera o ensino médio, a Sociologia deixa de ser uma disciplina obrigatória nos três anos desta etapa e passa a constar na legislação como “estudos e práticas”, ficando a cargo das redes estaduais, municipais, federais e instituições de ensino definirem como a Sociologia aparecerá nos currículos. Diante deste fato, o lugar do ensino de Sociologia no Novo Ensino Médio torna-se um cenário permeado de incertezas. A partir deste contexto, o presente trabalho se fundamenta nas pesquisas sobre o lugar da Sociologia na educação básica, tendo como objetivo central, realizar um estudo de caso sobre a disciplina no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco. O Colégio de Aplicação da UFPE foi escolhido como campo de pesquisa por ser uma escola de caráter experimental; ser reconhecidamente modelo de educação de qualidade; ter se posicionado como espaço de resistência ao Novo Ensino Médio; e manter a disciplina de Sociologia sem alterações. Quanto ao lugar do ensino da Sociologia, o Colégio de Aplicação da UFPE aparece como modelo alternativo ao adotado pela rede estadual de Pernambuco, principal responsável pelo ensino médio no estado. Como metodologia, foram realizadas análises de conteúdo de documentos do Novo Ensino Médio, de documentos que estruturam o Novo Ensino Médio em Pernambuco e de documentos que estruturam o ensino de Sociologia no Colégio de Aplicação da UFPE. Também foi utilizada a análise de conteúdo de entrevistas semi-estruturadas realizadas com professores de Sociologia do Colégio de Aplicação da UFPE para verificar o posicionamento em relação ao Novo Ensino Médio e o lugar do ensino de Sociologia na instituição.pt_BR
dc.format.extent77 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Sociologia;pt_BR
dc.subjectNovo Ensino Médio;pt_BR
dc.subjectColégio de Aplicaçãopt_BR
dc.titleO lugar do ensino de Sociologia no novo ensino médio: Estudo de caso sobre a disciplina de Sociologia no Colégio de Aplicaçãopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4487790H9&tokenCaptchar=03AFcWeA4HsoDQSn2fkzBC8s7Etgclqql9EPR4EKeGFhzWVTyACdNUqRC8IBzp4q8MEqKCf4hNz3rA_AP-3yAMt_7yqiOXA3XcUtGdcUKJEQ6kkp2i4P74vc0mkskTye6KTKuJwpGMYLFDN7AQ6Qt-8_0za-bcbBe1wyUuWvSmS63dT3Sb_5g-ZJtHhYAs8bV_-X8c5YzlWoAUwGu-bfGKBq0OBFYBY9JY3tEcKzK5mcAVQVEWfbTBTP1aaiuv3h4O9v6vjgyXQWtObAGyRCPkoyMcDnncmxlxcv-WIzvYVJNnagKLQuIxyMcsU77j_e7gW8STSgRt9LEPy5a4rAK6VU31P8haVFrBP_ynUJBWyoS5HqpMP7ouCQRdqTKRBkJSdW31Z40TMIDFL_EZJK4h3TsupcVOAJ8-GRYZsHb_EO0QzvmulKAMtkVs7TZdb9AS7id-odU8pjkzWXg3njEtwIwWejeF2ROMzfSfo-3IHs5-iz4rW44w3TW-QdA0w_itr4_dDYcJ7QkdhExnWihCehl4QGwKagyyDikcXRfQ03-1JrThE26MVgu7qXQiXHBQGnuqzwloMVYz-SZ499iRVJjiDyU97g9_FeSKnDvWJXqU1V4uCuzQKdAC7_L29Jw8ewpXDevyOJdax9HMXpteqnNTVMciQlJmN9ksDROkqoN0uM3wlpw9DVgpt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4363625D5&tokenCaptchar=03AFcWeA7kM8dWlx-nZhtOBd8wBtnlDGHWAjLdCqCsfmSj_vH0xg2ipCSf9H7j8Mu0MmlIWWLCfoL6qEN4RcbPo13Pm6ImCmMdVB43zIDEaoLOyqcSiImfwWSJnkfIFfj0LVj8IjxkjCjxwEuAKRbRv1tAdrsHleZxfVB0kLQ9zOHrT5FPJcvjqkq47sgLA2lkPSDmYkqlz2uVb7sNiYjnvCO1P0qElk4XM_-Y3uKAwIpuVmpKUcGodVxAO2sOJAx15xJiMo4v7og8B_wJKH2l4xmbdmu8gSxxdOrYvUN-wV1QyBOsHHYuNDSSb7uZP7XdLarNVsAM8GgfRDSByXPmr5cfXIZ_ZXsiSqseJXgJQV6BNCvuWAbZrZ0R9n69yimpWI5VuwMH_4GBFfgaEXtkRVF3eMNL7K1x0Kehg9r8slrG9nMhxE1y23GXdhW6ma-yLlR3fAdBXqLAb7-j1X5CV7_xS451wN816W4CpzF_mTbjIRFdHemTr4Cg26OgRWVxQvdGuPBDQNF61KN8MG7jpsnGkhATMhNaRcgWN9YCPd3mWo9UrANYv8Z8brJVLO4UQt7CPtdheF27L5PH3G5FE7jEt2otODRLRBWEgj1CjuzDZdBsG2DsifKRmw2ot8yLuCeqdXthptSABXw7GGq-o5aAK8Aw1dC7InoVSj2H4CL7_U2w1ewsYFopt_BR
dc.description.abstractxWith the publication of Law No. 13,415/2017, which changes high school, Sociology ceases to be a mandatory subject in the three years of this stage and starts to appear in the legislation as "studies and practices", being in charge of the state, municipal, federal systems and educational institutions to define how Sociology will appear in the resumes. Faced with this fact, the place of the teaching of Sociology in the New High School becomes a scenario permeated with uncertainties. From this context, the present work is based on research on the place of Sociology in basic education, with the central objective of conducting a case study on the subject in the Federal University of Pernambuco College of Application. The College of Application was chosen as a field of research because it is a school of experimental character; being recognized as a model of quality education; having positioned itself as a space of resistance to the New High School; and maintaining the subject of Sociology without changes. As for the place of the teaching of Sociology, the College of Application appears as an alternative model to that adopted by the state system of Pernambuco, the main responsible for high school in the state. As a methodology, content analyses were carried out of documents of the New High School, of documents that structure the New High School in Pernambuco and of documents that structure the teaching of Sociology in the College of Application. The content analysis of semi-structured interviews conducted with professors of Sociology of the UFPE College of Application was also used to verify the position in relation to the New High School and the place of the teaching of Sociology in the institution.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Sociologiapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DS) - Departamento de Sociologia pt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Ciências Sociais (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Sociais - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ficha de identificação_SIB_UFPE.pdf2,06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
TCC Acayne Uluri Borges do Nascimento.pdf.pdf3,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons