Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56765

Compartilhe esta página

Título: Proposição de boas práticas para o desenvolvimento de jogos no metaverso Roblox
Autor(es): SANTOS, João Ricardo dos
Palavras-chave: Metaverso; Roblox; Web 3.0
Data do documento: 20-Mar-2024
Citação: SANTOS, João Ricardo dos. Proposição de boas práticas para o desenvolvimento de jogos no metaverso Roblox. 2024. 41 p. TCC (Graduação) - Curso de Ciencia da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A temática do Metaverso tem sido bastante noticiada nos últimos anos, sendo o Meta (antigo Facebook) um dos propagadores com mais reconhecimento do público, entretanto também vemos a materialização desse conceito em plataformas de jogos como Minecraft, Roblox, Fortnite, entre outros. Os impactos desse conceito têm sido bastante discutidos em áreas diversas, como as mídias sociais, no ensino, relações de trabalho e em especial, na forma de jogar. Por outro lado, o Metaverso também traz desafios relacionados à forma de fazer jogos. Os desafios escolhidos para analisarmos foram: A natureza inerentemente multiplayer; Uso do Roblox como plataforma de desenvolvimento e distribuição; Roblox como Metaverso com economia própria. Para isso utilizamos a metodologia Action Research, conhecida como pesquisa-ação, que utiliza uma abordagem que combina a pesquisa acadêmica com ação prática. Com os dados coletados por um questionário e das nossas observações durante as intervenções no jogo dos registros de alterações, propomos uma lista de boas práticas e recomendações para o desenvolvimento de jogos no Roblox, para desenvolvedores que estão transacionando ou iniciando nessa nova plataforma de desenvolvimento.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56765
Aparece nas coleções:(TCC) - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC João Ricardo dos Santos.pdf465,68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons