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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56774

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Título: Educação Permanente em Saúde dos profissionais de enfermagem da Atenção Primária : desafios e possibilidades
Autor(es): ARAUJO, Bruna de Farias Pereira
Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde; Educação Permanente; Enfermagem; Qualidade da Assistência à saúde; Sistema Único de Saúde.
Data do documento: 20-Mar-2024
Citação: ARAUJO, Bruna de Farias Pereira de. Educação Permanente em Saúde dos profissionais de enfermagem da Atenção Primária: desafios e possibilidades. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A Educação Permanente em Saúde (EPS) caracteriza-se pelo desenvolvimento de ações e políticas voltadas para a formação e treinamento sistemático de recursos humanos, visando a progressão contínua de competências e um melhor desempenho no cuidado e segurança ao paciente. De modo a qualificar o processo de trabalho do profissional enfermeiro, na Atenção Primária à Saúde (APS) da população. Objetivou-se analisar a oferta de EPS aos enfermeiros que atuam na Estratégia de Saúde da Família (ESF). Estudo qualitativo, descritivo. Participaram 19 enfermeiros da ESF dos Distritos Sanitários IV e V de Recife- PE. A coleta compreendeu o período de março a agosto de 2022, com aplicação de formulário virtual no Google Forms. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo proposta por Bardin. Evidenciou-se que a maioria dos entrevistados eram mulheres, concursadas, com idade acima de 40 anos, católicos, possuíam uma especialização ou mais, com mais de nove anos de formados. A análise de conteúdo temática identificou cinco categorias empíricas: 1. Vivência de EPS; 2. Preferência dos enfermeiros na modalidade de ensino; 3. Motivações para a participação dos enfermeiros em EPS; 4. Dificuldades para a participação dos enfermeiros na EPS; 5. Sugestões dos enfermeiros para maior adesão às atividades de EPS. Ao avaliarem as ofertas de EPS referiram serem pontuais, realizadas na modalidade remota decorrente do período de pandemia, com pouco aprofundamento e com metodologia tradicional. Entretanto, expuseram uma preferência pela forma presencial, com emprego de metodologias ativas e carga horária de até quatro horas, com abordagem de temas como: saúde da mulher e saúde da criança. As dificuldades relatadas para adesão às ofertas de EPS foram apoio da gestão, sobrecarga de trabalho e locais inadequados. Entre os fatores motivadores referiram o aprimoramento profissional e melhorar o processo de trabalho, de modo a contribuir para um maior engajamento da população nas ações de promoção à saúde.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56774
Aparece nas coleções:(TCC) - Enfermagem

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