Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56799

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorALMEIDA, Fernando Emílio Leite de-
dc.contributor.authorSILVA, José Elson Clemente da-
dc.date.accessioned2024-07-19T14:47:14Z-
dc.date.available2024-07-19T14:47:14Z-
dc.date.issued2024-05-28-
dc.identifier.citationSILVA, José Elson Clemente da. Análise praxeológica matemática da definição formal de limite convergente quando x tende a um ponto p na formação inicial da licenciatura em matemática. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56799-
dc.description.abstractEssa pesquisa tem como objetivo analisar os livros didáticos, que fazem parte da ementa do curso Licenciatura em Matemática, da Universidade Federal de Pernambuco, Campus Caruaru, sobre o ponto de vista das praxeologias matemáticas na definição formal de limite convergentes quando x tende a um ponto p. Para isso iremos nos apoiar nos estudos sobre as praxeologias da Teoria Antropológica do Didático (TAD). A TAD proposta por Yves Chevallard e colaboradores situa a atividade matemática no conjunto de atividades humanas e das instituições sociais. Para atingir o nosso objetivo, iremos analisar as praxeologias matemáticas, contidas nos livros didáticos de Guidorizzi, Leithold e Stewart, e dessa forma apreender as escolhas dos autores, no que se refere a construção conceitual, da definição formal de limite. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, que busca investigar as praxeologias matemáticas presentes nos livros didáticos, apoiada no modelo de análise de livros didáticos desenvolvido por Marilena Bittar. Os resultados evidenciaram que as praxeologias matemáticas, presentes nos livros didáticos contribuem para a construção conceitual, na definição formal de limite, desde que desenvolvidas de forma conjunta, pelas três obras.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTeoria antropológica do didáticopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectCálculopt_BR
dc.subjectPraxeologia matemáticapt_BR
dc.titleAnálise praxeológica matemática da definição formal de limite convergente quando x tende a um ponto p na formação inicial da licenciatura em matemáticapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6305907242001670pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6861562346345184pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThis research has the objective to analyze the didatic books, which are part of the syllabus of the degree in Mathematics Course, at the Federal University of Pernambuco, Campus Caruaru, about of mathmatical praxeologies point of view in a formal definition of convergent limit when X tends to a point P. To do this, we will rely on studies on the praxeologies of the Anthropological Theory of Didactics (ATD). The ATD, proposed by Yves Chevallard and collaborators situate the mathematical activity in the set of human activities and social institutions. To achieve our goal, we will analyze the mathmaticals praxeologies, contained in textbooks Guidorizzi, Leithold, and Stewart, and in this way understand the authors' choices, regarding the conceptual construction, of the formal definition of limit. It’s a qualitative research approach, which seeks to investigate the mathematical praxeologies present in textbooks, supported by the textbook analysis model developed by Marilena Bittar. The results showed that, the mathmatical praxeologies present in textbooks contribute to the conceptual construction, in the formal definition of limit. as long as they are developed jointly, by the three works.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO José Elson Clemente da Silva.pdf1,14 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons