Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56799
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ALMEIDA, Fernando Emílio Leite de | - |
dc.contributor.author | SILVA, José Elson Clemente da | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-19T14:47:14Z | - |
dc.date.available | 2024-07-19T14:47:14Z | - |
dc.date.issued | 2024-05-28 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, José Elson Clemente da. Análise praxeológica matemática da definição formal de limite convergente quando x tende a um ponto p na formação inicial da licenciatura em matemática. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56799 | - |
dc.description.abstract | Essa pesquisa tem como objetivo analisar os livros didáticos, que fazem parte da ementa do curso Licenciatura em Matemática, da Universidade Federal de Pernambuco, Campus Caruaru, sobre o ponto de vista das praxeologias matemáticas na definição formal de limite convergentes quando x tende a um ponto p. Para isso iremos nos apoiar nos estudos sobre as praxeologias da Teoria Antropológica do Didático (TAD). A TAD proposta por Yves Chevallard e colaboradores situa a atividade matemática no conjunto de atividades humanas e das instituições sociais. Para atingir o nosso objetivo, iremos analisar as praxeologias matemáticas, contidas nos livros didáticos de Guidorizzi, Leithold e Stewart, e dessa forma apreender as escolhas dos autores, no que se refere a construção conceitual, da definição formal de limite. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, que busca investigar as praxeologias matemáticas presentes nos livros didáticos, apoiada no modelo de análise de livros didáticos desenvolvido por Marilena Bittar. Os resultados evidenciaram que as praxeologias matemáticas, presentes nos livros didáticos contribuem para a construção conceitual, na definição formal de limite, desde que desenvolvidas de forma conjunta, pelas três obras. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Teoria antropológica do didático | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Cálculo | pt_BR |
dc.subject | Praxeologia matemática | pt_BR |
dc.title | Análise praxeológica matemática da definição formal de limite convergente quando x tende a um ponto p na formação inicial da licenciatura em matemática | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6305907242001670 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6861562346345184 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematica | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research has the objective to analyze the didatic books, which are part of the syllabus of the degree in Mathematics Course, at the Federal University of Pernambuco, Campus Caruaru, about of mathmatical praxeologies point of view in a formal definition of convergent limit when X tends to a point P. To do this, we will rely on studies on the praxeologies of the Anthropological Theory of Didactics (ATD). The ATD, proposed by Yves Chevallard and collaborators situate the mathematical activity in the set of human activities and social institutions. To achieve our goal, we will analyze the mathmaticals praxeologies, contained in textbooks Guidorizzi, Leithold, and Stewart, and in this way understand the authors' choices, regarding the conceptual construction, of the formal definition of limit. It’s a qualitative research approach, which seeks to investigate the mathematical praxeologies present in textbooks, supported by the textbook analysis model developed by Marilena Bittar. The results showed that, the mathmatical praxeologies present in textbooks contribute to the conceptual construction, in the formal definition of limit. as long as they are developed jointly, by the three works. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO José Elson Clemente da Silva.pdf | 1,14 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons