Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56799

Comparte esta pagina

Título : Análise praxeológica matemática da definição formal de limite convergente quando x tende a um ponto p na formação inicial da licenciatura em matemática
Autor : SILVA, José Elson Clemente da
Palabras clave : Teoria antropológica do didático; Prática de ensino; Cálculo; Praxeologia matemática
Fecha de publicación : 28-may-2024
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SILVA, José Elson Clemente da. Análise praxeológica matemática da definição formal de limite convergente quando x tende a um ponto p na formação inicial da licenciatura em matemática. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Resumen : Essa pesquisa tem como objetivo analisar os livros didáticos, que fazem parte da ementa do curso Licenciatura em Matemática, da Universidade Federal de Pernambuco, Campus Caruaru, sobre o ponto de vista das praxeologias matemáticas na definição formal de limite convergentes quando x tende a um ponto p. Para isso iremos nos apoiar nos estudos sobre as praxeologias da Teoria Antropológica do Didático (TAD). A TAD proposta por Yves Chevallard e colaboradores situa a atividade matemática no conjunto de atividades humanas e das instituições sociais. Para atingir o nosso objetivo, iremos analisar as praxeologias matemáticas, contidas nos livros didáticos de Guidorizzi, Leithold e Stewart, e dessa forma apreender as escolhas dos autores, no que se refere a construção conceitual, da definição formal de limite. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, que busca investigar as praxeologias matemáticas presentes nos livros didáticos, apoiada no modelo de análise de livros didáticos desenvolvido por Marilena Bittar. Os resultados evidenciaram que as praxeologias matemáticas, presentes nos livros didáticos contribuem para a construção conceitual, na definição formal de limite, desde que desenvolvidas de forma conjunta, pelas três obras.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56799
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO José Elson Clemente da Silva.pdf1,14 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons