Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56811

Compartilhe esta página

Título: Análise das funções da Controladoria nos municípios dos estados de Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte acima de 50 mil habitantes.
Autor(es): FIDELIS, Rebeca Rosa de Araújo
Palavras-chave: Controladoria; Controle interno; Controladoria Geral do Município; Organograma; Estrutura Organizacional
Data do documento: 13-Mar-2024
Citação: FIDELIS, Rebeca Rosa de Araújo. Análise das funções da Controladoria nos municípios dos estados de Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte acima de 50 mil habitantes. 2024. Trabalho de Conclusão d Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A Controladoria desempenha um papel de destaque na administração estratégica das organizações, especialmente no setor público. Diante disso, os órgãos de Controladoria devem buscar constantemente aprimorar suas práticas. O objetivo deste trabalho é analisar quais das funções, determinadas com base nos estudos de Pereira et al. (2023), são utilizadas nas controladorias das prefeituras com população superior a 50 mil habitantes nos Estados de Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte, totalizando vinte e nove municípios. Para isso, esse estudo foi de abordagem qualitativa e quantitativa baseada em dados secundários, utilizou-se como procedimento a pesquisa documental com coleta de dados nos sites e portais da transparência das unidades analisadas. Quanto à identificação das funções desempenhadas pelas Controladorias Públicas Municipais, percebeu-se que a função controle interno e contábil, apareceram com igual representatividade, sendo desempenhadas por vinte e três das vinte e nove unidades participantes do estudo, representando 79,31%, enquanto que a função gerencial-estratégica foi exercida por 68,97%, e proteção e controle dos ativos por 65,52%. A função sistema de informações aparece com 34,48%, tributária com 31,03%, controle de risco e controle operacional aparecem com igual representatividade, com 27,59% e sistemas de custos apenas sendo desempenhada 17,24%. Os dados também demonstraram que 84,21%, dezesseis unidades participantes, executam de 03 a 05 funções. Em se tratando das macrofunções, destacam-se avaliação de desempenho (86,21%), auditoria (82,76%) e transparência (79,31%). Por sua vez, a com menor aparição foi ouvidoria (72,41%) e correição (34,48%). Os municípios que mais se destacaram pela condução transparente das informações contábeis são Maceió-AL, Arapiraca-AL, Palmeira dos Índios-AL e Ceará-Mirim-RN. Em contrapartida, os de piores resultados foram Patos-RN, Campina Grande-PB, Guarabira-RN, São Gonçalo do Mirante-RN e Caicó-RN.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56811
Aparece nas coleções:(TCC) - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC REBECA ROSA DE ARAUJO FIDELIS.pdf1,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons