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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56830

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRODRIGUES, Kátia Calligaris-
dc.contributor.authorLIMA, Elvis Saraiva de-
dc.date.accessioned2024-07-22T12:30:28Z-
dc.date.available2024-07-22T12:30:28Z-
dc.date.issued2023-05-29-
dc.identifier.citationLIMA, Elvis Saraiva de. Esvaziamento do ensino de física na indicação das novas orientações curriculares nacionais: um estudo no estado de Pernambuco. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56830-
dc.description.abstractO ensino médio atravessa as principais mudanças em toda sua estrutura desde a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996. A Lei n° 13.415/2017 que regula o “Novo Ensino Médio” (NEM) e a Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio (BNCC-EM), aprovados sob um contexto de instabilidade política e social que o país vivenciava e com fortes críticas pelo caráter impositivo, trazem em suas resoluções, as novas normas, orientações, diretrizes e definições curriculares para essa última etapa da educação básica. Diante disso, a pesquisa analisou e elucidou as mudanças e perdas expressas nas novas orientações curriculares para o ensino de física no Ensino Médio de Pernambuco. A pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica, levantamento de documentos e análise documental, dos seguintes documentos: BNCC-EM, o Novo Ensino Médio, o Novo Currículo de Pernambuco 2021 e os Parâmetros Curriculares de Física para o Ensino Médio 2015. A BNCC para o ensino médio, promulgada em 2018, apresenta a disciplina ‘Física’ como parte de uma área do conhecimento juntamente com Química e Biologia, a área de Ciências da Natureza. Essa integração apresenta uma perspectiva interdisciplinar como defende o documento, “decidir sobre formas de organização interdisciplinar dos componentes curriculares para adotar estratégias mais dinâmicas, interativas e colaborativas em relação à gestão do ensino e daaprendizagem” (BNCC, 2018). Entretanto, esse estreitamento de inclusão da disciplina em uma área, além de outros aspectos impostos pelo novo ensino médio como redução da carga horária da disciplina e a não obrigatoriedade da oferta da disiciplina nas escolas, revelam perdas significativas que afetam a atuação do professor e prejudicam uma formação ampla dos estudantes sobre os conhecimentos acumulados historicamente para essa ciência. Mas, talvez, haja luz aos novos tempos, espera-se que o atual governo ouça a sociedade civil, entidades, professores e estudantes e revogue imediatamente o novo ensino médio.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectReforma do ensinopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectFísica – Estudo e ensinopt_BR
dc.titleEsvaziamento do ensino de física na indicação das novas orientações curriculares nacionais : um estudo no estado de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Katharine Ninive Pinto-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3463487333956918pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttps://lattes.cnpq.br/1602311954880488pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxSecondary education is going through the main changes in its entire structure since the 1996 National Education Guidelines and Bases Law (LDB). Curriculum for Secondary Education (BNCC-EM), approved under a context of political and social instability that the country was experiencing and with strong criticism for the imposing character, bring in their resolutions, the new norms, guidelines, guidelines and curricular definitions for the latter stage of basic education, therefore, the research analyzed and elucidated the changes and losses expressed in the new curricular guidelines for teaching physics in high school in Pernambuco. The research was carried out through a bibliographic review, document survey and document analysis of the following documents: BNCC-EM, the New Middle School, the New Curriculum of Pernambuco 2021 and the Curricular Parameters of Physics for High School 2015. The BNCC for secondary education, enacted in 2018, presents the discipline 'Physics' as part of an area of knowledge along with Chemistry and Biology, the area of Natural Sciences. This integration presents an interdisciplinary perspective as advocated by the document, “deciding on forms of interdisciplinary organization of curricular components to adopt more dynamic, interactive and collaborative strategies in relation to teaching and learning management” (BNCC, 2018). However, this narrowing of inclusion of the subject in one area, in addition to other aspects imposed by the new high school, such as a reduction in the course load of the subject and the non-mandatory offer of the subject in schools, reveals significant losses that affect the teacher's performance and harm broad training of students on historically accumulated knowledge for this science. But, perhaps, there is light for the new times, it is expected that the current government listens to civil society, entities, teachers and students and immediately revokes the new secondary education.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/6464562533995452pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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