Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56879

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMONTENEGRO, Juliana Azevedo-
dc.contributor.advisorVEGA, Danielle Avanço-
dc.contributor.authorSOARES, Eduarda Parente-
dc.date.accessioned2024-07-22T20:00:04Z-
dc.date.available2024-07-22T20:00:04Z-
dc.date.issued2023-10-04-
dc.date.submitted2024-04-05-
dc.identifier.citationSoares, Eduarda Parente. Expressões Numéricas no Ensino Fundamental: uma Análise das Pesquisas Brasileiras (2013-2022) à Luz da Teoria dos Campos Conceituais. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56879-
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso tem como objetivo apresentar e discutir pesquisas recentes sobre expressões numéricas no Brasil, entre 2013-2023, analisando as temáticas mais estudadas em resolução de problemas com estruturas aditivas e multiplicativas. Foram encontradas treze (13) teses e dissertações que abordam o tema, mas apenas cinco (5) foram selecionadas para análise, por se enquadrarem nos critérios desta pesquisa. A partir da revisão bibliográfica e da análise dos trabalhos selecionados, foi possível identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos estudantes na compreensão de expressões numéricas, bem como as estratégias pedagógicas que podem ser utilizadas pelos professores para ajudá-los a superar essas dificuldades. Além disso, a Teoria dos Campos Conceituais se mostrou uma ferramenta útil para compreender o processo de aprendizagem de expressões numéricas pelos estudantes. Com base nos resultados obtidos, é possível concluir que o ensino de expressões numéricas deve ser contextualizado e alinhado às necessidades dos estudantes, permitindo que eles desenvolvam habilidades matemáticas importantes para a vida. Palavras-chave: Expressões numéricas. Estruturas aditivas. Estruturas multiplicativas. Ensino Fundamental.pt_BR
dc.format.extent23 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectExpressões numéricaspt_BR
dc.subjectEstruturas aditivaspt_BR
dc.subjectEstruturas multiplicativaspt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleExpressões Numéricas no Ensino Fundamental : uma Análise das Pesquisas Brasileiras (2013-2022) à Luz da Teoria dos Campos Conceituaispt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/8752192470904550pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9069007873489006pt_BR
dc.description.abstractxThe aim of this final paper is to present and discuss recent research on numerical expressions in Brazil between 2013-2023, analyzing the most studied topics in problem-solving with additive and multiplicative structures. Thirteen (13) theses and dissertations on the subject were found, but only five (5) were selected for analysis because they fit the criteria of this research. From the literature review and the analysis of the selected works, it was possible to identify the main difficulties faced by students in understanding numerical expressions, as well as the pedagogical strategies that can be used by teachers to help them overcome these difficulties. In addition, Conceptual Fields Theory proved to be a useful tool for understanding the process of students learning numerical expressions. Based on the results obtained, it is possible to conclude that the teaching of numerical expressions should be contextualized and aligned with students' needs, allowing them to develop mathematical skills that are important for life. Keywords:Numerical expressions. Additive structures. Multiplicative structures. Elementary school.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DEC) - Departamento de Ensino e Currículo pt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/2514302222515433pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
organized.pdf328,43 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons