Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56879
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MONTENEGRO, Juliana Azevedo | - |
dc.contributor.advisor | VEGA, Danielle Avanço | - |
dc.contributor.author | SOARES, Eduarda Parente | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-22T20:00:04Z | - |
dc.date.available | 2024-07-22T20:00:04Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-04 | - |
dc.date.submitted | 2024-04-05 | - |
dc.identifier.citation | Soares, Eduarda Parente. Expressões Numéricas no Ensino Fundamental: uma Análise das Pesquisas Brasileiras (2013-2022) à Luz da Teoria dos Campos Conceituais. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56879 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo apresentar e discutir pesquisas recentes sobre expressões numéricas no Brasil, entre 2013-2023, analisando as temáticas mais estudadas em resolução de problemas com estruturas aditivas e multiplicativas. Foram encontradas treze (13) teses e dissertações que abordam o tema, mas apenas cinco (5) foram selecionadas para análise, por se enquadrarem nos critérios desta pesquisa. A partir da revisão bibliográfica e da análise dos trabalhos selecionados, foi possível identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos estudantes na compreensão de expressões numéricas, bem como as estratégias pedagógicas que podem ser utilizadas pelos professores para ajudá-los a superar essas dificuldades. Além disso, a Teoria dos Campos Conceituais se mostrou uma ferramenta útil para compreender o processo de aprendizagem de expressões numéricas pelos estudantes. Com base nos resultados obtidos, é possível concluir que o ensino de expressões numéricas deve ser contextualizado e alinhado às necessidades dos estudantes, permitindo que eles desenvolvam habilidades matemáticas importantes para a vida. Palavras-chave: Expressões numéricas. Estruturas aditivas. Estruturas multiplicativas. Ensino Fundamental. | pt_BR |
dc.format.extent | 23 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject | Expressões numéricas | pt_BR |
dc.subject | Estruturas aditivas | pt_BR |
dc.subject | Estruturas multiplicativas | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Expressões Numéricas no Ensino Fundamental : uma Análise das Pesquisas Brasileiras (2013-2022) à Luz da Teoria dos Campos Conceituais | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/8752192470904550 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9069007873489006 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The aim of this final paper is to present and discuss recent research on numerical expressions in Brazil between 2013-2023, analyzing the most studied topics in problem-solving with additive and multiplicative structures. Thirteen (13) theses and dissertations on the subject were found, but only five (5) were selected for analysis because they fit the criteria of this research. From the literature review and the analysis of the selected works, it was possible to identify the main difficulties faced by students in understanding numerical expressions, as well as the pedagogical strategies that can be used by teachers to help them overcome these difficulties. In addition, Conceptual Fields Theory proved to be a useful tool for understanding the process of students learning numerical expressions. Based on the results obtained, it is possible to conclude that the teaching of numerical expressions should be contextualized and aligned with students' needs, allowing them to develop mathematical skills that are important for life. Keywords:Numerical expressions. Additive structures. Multiplicative structures. Elementary school. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CE-DEC) - Departamento de Ensino e Currículo | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/2514302222515433 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
organized.pdf | 328,43 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons