Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56879

Comparte esta pagina

Título : Expressões Numéricas no Ensino Fundamental : uma Análise das Pesquisas Brasileiras (2013-2022) à Luz da Teoria dos Campos Conceituais
Autor : SOARES, Eduarda Parente
Palabras clave : Expressões numéricas; Estruturas aditivas; Estruturas multiplicativas; Ensino fundamental
Fecha de publicación : 4-oct-2023
Citación : Soares, Eduarda Parente. Expressões Numéricas no Ensino Fundamental: uma Análise das Pesquisas Brasileiras (2013-2022) à Luz da Teoria dos Campos Conceituais. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023
Resumen : Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo apresentar e discutir pesquisas recentes sobre expressões numéricas no Brasil, entre 2013-2023, analisando as temáticas mais estudadas em resolução de problemas com estruturas aditivas e multiplicativas. Foram encontradas treze (13) teses e dissertações que abordam o tema, mas apenas cinco (5) foram selecionadas para análise, por se enquadrarem nos critérios desta pesquisa. A partir da revisão bibliográfica e da análise dos trabalhos selecionados, foi possível identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos estudantes na compreensão de expressões numéricas, bem como as estratégias pedagógicas que podem ser utilizadas pelos professores para ajudá-los a superar essas dificuldades. Além disso, a Teoria dos Campos Conceituais se mostrou uma ferramenta útil para compreender o processo de aprendizagem de expressões numéricas pelos estudantes. Com base nos resultados obtidos, é possível concluir que o ensino de expressões numéricas deve ser contextualizado e alinhado às necessidades dos estudantes, permitindo que eles desenvolvam habilidades matemáticas importantes para a vida. Palavras-chave: Expressões numéricas. Estruturas aditivas. Estruturas multiplicativas. Ensino Fundamental.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56879
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
organized.pdf328,43 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons