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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56888

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPINTO, Lourival Pereira-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Maria Anália Almeida de-
dc.date.accessioned2024-07-22T21:11:30Z-
dc.date.available2024-07-22T21:11:30Z-
dc.date.issued2024-03-12-
dc.date.submitted2024-03-18-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Maria Anália Almeida de. O bookstagram como ferramenta para o incentivo à leitura literária em jovens. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Biblioteconomia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56888-
dc.description.abstractNo contexto da sociedade da Informação, o instagram tem se mostrado uma rede social multifacetada e de grande relevância no cenário mundial, captando inclusive, a atenção dos jovens. Como muitas redes sociais, o instagram tem um nicho literário, que abre muitas possibilidades para o bibliotecário no âmbito do incentivo à leitura. Por isso, visando realizar um estudo mais detalhado das possibilidades dessa rede social, este trabalho tem como objetivo analisar práticas literárias utilizadas no bookstagram e suas contribuições para a Biblioteconomia e o incentivo à leitura em jovens. A pesquisa tem abordagem qualiquantitativa, quanto aos fins, é exploratória e quanto aos meios, se enquadra em estudo de caso e pesquisa-ação. Os instrumentos de coleta utilizados foram a observação participante, a pesquisa bibliográfica e o questionário eletrônico. Sendo assim, foi observado que as práticas literárias mais populares na plataforma são as resenhas, unboxings e as indicações de leitura. Entretanto há muitas outras que alguns perfis escolhem utilizar. A rede social é bastante versátil e de fácil personalização de todas as suas ferramentas. Ademais, foi constatado que o bookstagram tem muita influência no hábito de leitura de seus usuários e na escolha das próximas leituras. Considera-se que as práticas literárias encontradas podem ser adaptadas para a realidade da biblioteca visando a atualização do profissional na atividade de mediação de leitura, além disso, a comunidade bookstagram possibilita uma troca de conhecimentos e benefícios entre o bibliotecário, biblioteca e os leitores da comunidade.pt_BR
dc.format.extent127p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMediação de leitura literáriapt_BR
dc.subjectInstagram literáriopt_BR
dc.subjectRedes sociais e leiturapt_BR
dc.subjectMediador de leiturapt_BR
dc.subjectMediação literária digitalpt_BR
dc.titleO bookstagram como ferramenta para o incentivo à leitura literária em jovenspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4719117767705693pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2763163383357621pt_BR
dc.description.abstractxIn the context of the Information society, instagram has shown itself as a multifaceted social media and with great relevance in the worldwide scenery, capturing indeed, the attention of young people. Like many social media sites, instagram has a literary niche, which opens up many possibilities for the librarian in the ambit of reading encouragement. So, aiming to make a detailed study of the social media possibilities, this work has as objective to analyze literary practices used on Bookstagram and its contribution to Librarianship and the reading encouragement in young people.The research has qualiquantitative approach, regarding purposes, it‟s exploratory, and regarding means, it fits as a case study and action research. The collect instruments used were participant observation, bibliographic research and electronic form. Therefore, it was observed that the most popular literary practices are reviews, unboxings and reading recommendations. However, there are many others that some accounts choose to use. The social media is very versatile and with easy personalization of all its tools. Furthermore, it was verified that bookstagram has much influence on its users‟ reading habits and next reading choices. It‟s considered that the literary practices found can be adapted to the library reality, aiming the update of the professional in reading mediation activity, besides, the bookstagram community enables an exchange of knowledge and benefits between the librarian, library and community‟s readers.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DCI) - Departamento de Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Biblioteconomia – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
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