Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56899

Share on

Title: Avaliação da integração tecnológica na formação inicial de professores de matemática à luz da TPACK
Authors: SILVA, Pedro José Florencio da
Keywords: Matemática - Estudo e ensino; Tecnologia educacional; Formação de professores
Issue Date: 29-Apr-2024
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: SILVA, Pedro José Florencio da. Avaliação da integração tecnológica na formação inicial de professores de matemática à luz da TPACK. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Esta pesquisa participante tem como objetivo compreender os conhecimentos tecnológicos e pedagógicos do conteúdo (TPACK) mobilizados por professores de matemática em formação inicial ao elaborarem Planos de unidades de ensino sobre o Plano Cartesiano, associando os vértices de um polígono a pares ordenados, no contexto do LEM Virtual. Os instrumentos de produção de informações utilizados para compor esta pesquisa foram o grupo focal, planos de unidade e entrevistas semiestruturadas. Todos os dados coletados foram codificados segundo os ciclos de codificação de Saldaña (2013), produzindo assim informações importantes para este trabalho. Este estudo de dissertação reflete profundamente não apenas minha trajetória pessoal, mas também minha pesquisa acadêmica, ambos influenciados por experiências formativas que têm moldado minha perspectiva de mundo. Estas experiências têm fortalecido minha paixão pela tecnologia e meu compromisso com o avanço do conhecimento em Educação Matemática, destacando a importância da integração eficaz de tecnologia e pedagogia no ensino de matemática na formação inicial de professores.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56899
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Pedro José Florencio da Silva.pdf1,66 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons